CONSTRUIR
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
A Sto Ibérica, filial da empresa alemã líder mundial em produtos e sistemas de construção sustentáveis, acaba de anunciar o reforço da sua aposta em Portugal com o incremento da sua oferta de soluções inovadoras para habitats sustentáveis através do lançamento de uma nova área de negócio em Portugal – os Sistemas de Isolamento Térmico Exterior (ITE) – e com a abertura do seu primeiro showroom em território nacional, no Seixal. Desde 2018, ano em que entrou no mercado nacional, a Sto Ibérica em Portugal dedicou-se maioritariamente ao segmento de Sistemas de Acondicionamento Acústico, trabalhando ao longo destes anos em diversos projectos ao lado de alguns dos mais reputados arquitectos nacionais como Siza Vieira, Souto Moura, Carrilho da Graça, Aires Mateus, Pedra Silva, entre muitos outros.
Os impactos das alterações climáticas, que têm originado inesperadas vagas de frio e calor em Portugal, o consequente aumento dos gastos de energia e recurso a aquecimento, e o aumento da consciência social para cuidar do meio ambiente têm levado a que a eficiência energética passe a estar no centro das preocupações no sector da construção.
Esta conjuntura veio impulsionar a aposta da Sto Ibérica em Portugal e o seu investimento no mercado nacional com o lançamento de uma nova área de negócio, os Sistemas de Isolamento Térmico Exterior (ITE), complementar a atual oferta da marca. Esta solução Sto irá permitir agir de forma mais responsável para com o ambiente, manter uma temperatura ambiente agradável dentro dos edifícios e ainda aumentar o valor dos imóveis.
“Tem havido uma clara evolução do mercado nacional no que respeita à consciência e consequente demanda de soluções de construção mais eficientes e sustentáveis”, refere José Neves, responsável pela Sto Ibérica Portugal. “Portugal tem um potencial incrível para a introdução destes sistemas uma vez que o mercado da construção continua a crescer e o mercado de reabilitação também, sendo que, neste último, particularmente, existe um leque gigante de oportunidades para tornar os edifícios tradicionais e antigos em edifícios mais eficientes do ponto de vista energético”.
Em Portugal, a Sto Ibérica vai disponibilizar dois dos seus sistemas: o StoTherm e o StoVentec. O StoTherm “é um dos sistemas de isolamento de fachadas mais conhecidos e utilizados no mundo”. As principais razões da sua popularidade residem na sua “resistência dez vezes superior à dos sistemas minerais contra choques e impactos, na sua máxima segurança contra a formação de fissuras, na sua composição isenta de cimento, na sua versatilidade de design e rentabilidade”, destaca a empresa.
Por sua vez, as fachadas ventiladas com painéis de suporte StoVentec “oferecem uma clara vantagem em termos de regulação da humidade, liberdade de design e adaptação a qualquer clima”.
Sobre o isolamento térmico dos edifícios, José Neves acredita que “há ainda muito caminho a percorrer”, nomeadamente “no que respeita a legislação e incentivos, mas estamos certos de que soluções de vanguarda como as que vamos introduzir agora no mercado nacional irão contribuir activamente para alavancar a consciência em torno de habitats mais sustentáveis, tanto na construção pública como na habitação particular”, reforça.