APRUPP participa no ciclo de reflexão “Vamos recuperar o Património”
O 1º encontro do Ciclo de Colóquios “Património público esquecido” decorre já no próximo dia 5 de Abril, entre as 15h e as 17h
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A APRUPP vai estar presente no primeiro encontro do Ciclo de Colóquios “Património público esquecido”, que decorre já no próximo dia 5 de Abril, entre as 15h e as 17h.
O Ciclo de Colóquios “Vamos recuperar o Património Esquecido” pretende dar um contributo de reflexão sobre a problemática do património público sem uso, ilustrando possibilidades de utilização, divulgando boas práticas e incentivando a sua recuperação no quadro dos futuros programas de apoio europeu. O presente conjunto de eventos que irá ocorrer de Abril a Junho enquadra-se numa iniciativa cívica lançada em Outubro passado por Maria Manuel Leitão Marques e José Carlos Mota, com o apoio de um conjunto de cidadãos ligados à universidade, ao tecido associativo e à sociedade civil que entretanto produziram um trabalho de mapeamento dos edifícios públicos esquecidos e dos bons exemplos de recuperação (shorturl.at/djBE6).
O primeiro encontro pretende discutir a importância da recuperação do património público, avaliar modalidades de uso, ocupação temporária e recuperação e produzir um conjunto de orientações e de valorização do conhecimento existente sobre a matéria. O colóquio irá conta com a presença de Maria Manuel Leitão Marques, UC & Eurodeputada PE e José Carlos Mota, UA (comissão organizadora), assim como João Miranda, FDUL – Que instrumentos jurídicos o podem facilitar (título provisório) e João Ferrão, ICS – Políticas públicas para a recuperação e reutilização edifícios públicos devolutos (título provisório) que irão abordar o tema “A recuperação do Património Público”. Para o painel 2 com o tema “Modalidades de uso e ocupação” estão convidados Alice Tavares, APRUPP – Estratégias de Reabilitação, Pablo Costa, URBinLAB – UL- Reuso de edifícios abandonados e Teresa Franqueira, DECA- UA – O papel do design na ocupação temporária de edifícios, experiências internacionais. Para concluir o colóquio estará presente Cristina Cardoso, representante Ordem dos Engenheiros Técnicos.
O colóquio será transmitido online através da página https://www.facebook.com/patrimonioesquecido e terá o seguinte programa:
As inscrições deverão ser feitas no seguinte link: https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-patrimonio-publico-esquecido-conceitos-politicas-e-modalidades-148030700811