CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O novo centro juvenil Sputnik localizado no município de Montornés del Vallés (Barcelona) foi construído com um sistema industrializado e com objectivos ambientais que lhe permitiu obter a certificação VERDE. As soluções de fachada e de cobertura deviam adaptar-se a estes requisitos de modelo de construção e contribuir para a eficiência energética. Por estes motivos, a equipa de arquitectos que realizou a obra decidiu-se pelo sistema de fachada ventilada Arkwall e a utilização de painéis sandwich para a configuração da cobertura plana.
O centro juvenil Sputnik localiza-se na localidade de Montornés del Vallés (Barcelona). O novo equipamento municipal de 497,64 m2 foi realizado em dois pisos com salas diáfanas e polivalentes que permitem serem utilizadas para realizar diferentes actividades culturais e sociais. Se no piso do rés do chão há uma sala de actos com serviço de bar, no piso superior cedeu-se parte da superfície a um terraço.
O edifício cumpre com diversos requisitos ambientais que foram executados durante o projecto e em obra para obter a certificação VERDE com qualificação superior. Entre estas medidas conta-se com uma que tem uma necessidade de aquecimento máximo de 15 kWh/m2. com uma instalação fotovoltaica para cobrir, no mínimo, 40% das suas utilizações eléctricas não térmicas e a promoção da autogestão energética com a participação dos utilizadores.
Grande parte da fachada do edifício foi realizada com o sistema ArkWall da ISOPAN com núcleo isolante em Poliuretano (PIR) sobre o qual foi instalado um sistema modular pré-fabricado na fábrica composto por um perfil de alumínio e um revestimento de lâminas de pinho tratadas por cuperização. Em duas das fachadas do edifício optou-se por colocar, em vez de madeira, uma tela em aço inoxidável sobre a qual crescem plantas trepadeiras com a finalidade de dar origem a umas fachadas verdes.
A cobertura plana com uma ligeira inclinação de 2% para o lado sul, foi realizada com o Sistema Isodeck de painéis sandwich da ISOPAN. Na parte interior do edifício é visível o grecado do painel pintado a preto dando um aspeto de design industrial às salas do centro juvenil.
O sistema Arkwall oferece um pacote tecnológico completo, leve e versátil, adequado a qualquer estrutura e a qualquer utilização. Através de uma série de camadas que se unem ao edifício através de suportes metálicos, aplicados às fachadas dos edifícios, é possível garantir o isolamento contínuo no sentido da laje e sem pontes térmicas lineares, a impermeabilização e a respirabilidade.
Desempenhos que são obtidos com o painel sandwich da Isopan, cujo núcleo isolante pode ser em lã de rocha ou poliuretano, de acordo com as necessidades do projeto a executar. Os componentes do sistema Arkwall, também, proporcionam uma excelente resistência aos agentes externos como a chuva, o frio e o calor.