CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Equitone, marca de painéis de fibrocimento para fachadas ventiladas, acaba de acrescentar um novo tom à sua gama Tectiva, o TE85 Grafite. Este novo tom é um cinzento grafite, quase preto, cimentício e mate, com uma nota metálica. “Simultaneamente clássica e ousada, a nova tonalidade permite recriar no projecto a pureza do primeiro esboço do desenho arquitectónico, o traço do lápis de carvão”, refere a marca em comunicado.
São já vários os projectos de prestigiados arquitectos que optaram pela nova cor TE85 desta gama, testando a sua versatilidade e funcionalidade em diferentes aplicações que demonstraram possibilidades estilísticas de grande beleza.
O estúdio Abeijón-Fernández, de La Coruña, utilizou pela primeira vez a nova cor num edifício residencial, promovido pela Vía Celere, e tomando o centro do palco na sua fachada limpa. Também o estúdio de Enrique Bardají y Asociados já testou a nova gama na concepção de um quartel dos bombeiros no distrito de Vicálvaro em Madrid.
Em Portugal, o primeiro projecto com a nova cor grafite da Equitone, da autoria de Lousinha Arquitetos, foi a adaptação de um edifício no centro de Aveiro a residência universitária.
“A nossa gama Tectiva está a criar tendências devido às características únicas dos painéis e à sua expressão rica em nuances. Grandes projectos arquitectónicos começam com o golpe de um lápis e é precisamente o chumbo grafite que inspirou a nova tonalidade para a qual fomos mais uma vez aconselhados pelos melhores profissionais”, diz Michel García Ruiz, brand manager exteriors da Equitone.
Tal como outros produtos da empresa, estes painéis são fabricados sob os critérios máximos de sustentabilidade e durabilidade, são à prova de fogo, à prova de som, resistentes à água, a temperaturas extremas, a produtos químicos e organismos e são amigos do ambiente, sem emitir gases nocivos.