
CONSTRUIR
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
A Equitone, marca de painéis de fibrocimento para fachadas ventiladas, acaba de acrescentar um novo tom à sua gama Tectiva, o TE85 Grafite. Este novo tom é um cinzento grafite, quase preto, cimentício e mate, com uma nota metálica. “Simultaneamente clássica e ousada, a nova tonalidade permite recriar no projecto a pureza do primeiro esboço do desenho arquitectónico, o traço do lápis de carvão”, refere a marca em comunicado.
São já vários os projectos de prestigiados arquitectos que optaram pela nova cor TE85 desta gama, testando a sua versatilidade e funcionalidade em diferentes aplicações que demonstraram possibilidades estilísticas de grande beleza.
O estúdio Abeijón-Fernández, de La Coruña, utilizou pela primeira vez a nova cor num edifício residencial, promovido pela Vía Celere, e tomando o centro do palco na sua fachada limpa. Também o estúdio de Enrique Bardají y Asociados já testou a nova gama na concepção de um quartel dos bombeiros no distrito de Vicálvaro em Madrid.
Em Portugal, o primeiro projecto com a nova cor grafite da Equitone, da autoria de Lousinha Arquitetos, foi a adaptação de um edifício no centro de Aveiro a residência universitária.
“A nossa gama Tectiva está a criar tendências devido às características únicas dos painéis e à sua expressão rica em nuances. Grandes projectos arquitectónicos começam com o golpe de um lápis e é precisamente o chumbo grafite que inspirou a nova tonalidade para a qual fomos mais uma vez aconselhados pelos melhores profissionais”, diz Michel García Ruiz, brand manager exteriors da Equitone.
Tal como outros produtos da empresa, estes painéis são fabricados sob os critérios máximos de sustentabilidade e durabilidade, são à prova de fogo, à prova de som, resistentes à água, a temperaturas extremas, a produtos químicos e organismos e são amigos do ambiente, sem emitir gases nocivos.