CONSTRUIR
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
Após um grande acidente com um camião-cisterna na autoestrada A40 em Mülheim an der Ruhr, na Alemanha, em Setembro de 2020, foi necessário demolir duas grandes pontes férreas num fim- de-semana, já que a segurança rodoviária já não estava garantida. O incêndio do camião tinha provocado danos massivos e irreparáveis nas pontes, a demolição era inevitável. Os equipamentos Epiroc foram utilizados foram cinco tesouras de demolição e martelos hidráulicos.
A empresa Albert Horn, de Hückelhoven, foi responsável pelo uso em grande escala de sete escavadoras de demolição. Foi apoiada não só pela maquinaria Vortmann da Marl, Heermann Abbruch da Gescher e Köster Abbruch da Haltern am See, mas sobretudo pelo seu valioso parceiro Epiroc, que forneceu nada menos do que cinco máquinas de qualidade para assegurar o habitual funcionamento suave e eficiente. Neste caso, o parceiro de confiança da Epiroc era a A.B.T. Abbruchtechnik de Billerbeck, que forneceu e manteve as ferramentas de demolição Epiroc de forma rápida e fiável.
Foi necessário trabalhar em ritmo acelerado. No total, foram colocadas sete escavadoras em simultâneo nas duas pontes ferroviárias danificadas, cada uma com um peso de 1800 toneladas. Isto demostrou o funcionamento imponente e, ao mesmo tempo, eficiente dos produtos Epiroc. As duas garras de demolição CB 7500 e CC 5000 demoliram enormes peças de betão sem qualquer perda de potência, enquanto os três demolidores hidráulicos HB 7000, HB 5800 e HB 4700 demonstraram uma elevada potência de impacto com um nível de vibração surpreendentemente baixo.
O desafiante projecto de demolição das pontes deu à Epiroc a oportunidade de demonstrar mais uma vez as bem conhecidas vantagens dos seus acessórios, tanto as garras de demolição, como os demolidores hidráulicos foram convincentes em todos os aspectos.
A garra demolidora de betão CB 7500 foi concebida para demolições primárias de construções de betão mais largas e reforçadas e, devido ao seu peso relativamente leve, é uma excelente escolha para trabalhos de longo alcance ou longínquos. As amplas aberturas da mandíbula e as elevadas forças esmagadores foram ideais para a demolição das espessas secções de pontes de betão.
As garras de demolição CC 5000 também convenceram pelo seu design modular, pela simplicidade de manutenção e por uma combinação notável de elevada força de trituração, curtos tempos de ciclo e elevada fiabilidade. Os aparelhos podem girar 360 graus para um manuseamento excelente.
Além disso, na A40 foram usados três martelos hidráulicos HB 7000, HB 5800 e HB 4700, todos de utilização flexível e extremamente reduzida em termos de ruído e vibração. Atributos que são extremamente úteis numa demorada construção de grandes dimensões no centro da cidade.