Schneider Electric investe na Planon para tornar os locais de trabalho “saudáveis e sustentáveis”
Ambas as empresas vão oferecer um conjunto de software e serviços para digitalizar o ciclo de vida dos edifícios novos e existentes e, assim, melhorar a sua sustentabilidade

CONSTRUIR
Designer Outlet Algarve anuncia expansão e reforço da oferta
Portugal contraria tendência europeia com redução de 10,7 % no malparado
UE selecciona 47 projectos estratégicos para diversificar acesso às matérias primas
Coldwell Banker Portugal promove venda de convento histórico do século XVI
Fujifilm reforça aposta em Portugal com inauguração de nova sede
Sector da construção continua a apresentar risco elevado em 2025
Grupo Convictus anuncia novo director de Marketing e Empreendimentos
Prepare a sua piscina antes da chegada do Verão com o Grupo Puma
Garagem Sul no CCB reabre Centro de Arquitectura
JLL e WORX acompanham Banco Julius Baer na sua expansão em Lisboa
A Schneider Electric e a Planon vão colaborar para oferecer um conjunto de software e serviços para digitalizar o ciclo de vida dos edifícios novos e existentes. Assim, melhorarão a sustentabilidade dos edifícios, a sua eficiência operacional e o bem-estar dos clientes em sectores como o Governo, educação, imobiliário, saúde, finanças, data centers e seguros.
Actualmente, os edifícios são altamente ineficientes: consomem mais de 50% da electricidade mundial, um terço de toda a energia e são responsáveis por 40% das emissões globais de CO2. A Schneider Electric acredita que no futuro os edifícios serão cada vez mais digitais e eléctricos e que as tecnologias de ponta a ponta serão essenciais para impulsionar a eficiência energética e reduzir as emissões, e ao mesmo tempo para assegurar o conforto dos ocupantes dos edifícios e o retorno financeiro dos seus proprietários.
Para alcançar o consumo líquido de energia nulo (net-zero), nove em cada dez edifícios existentes devem modernizar-se digitalmente. O portefólio de soluções de gestão, manutenção e operações do espaço de trabalho da Planon aproveita as análises em tempo real para alcançar a hiper-eficiência, aumentar a produtividade dos operadores de edifícios e oferecer uma experiência personalizada aos utilizadores no seu trabalho.
Com base na convergência TI/TO, a oferta conjunta aumenta os conhecimentos sobre fluxos de trabalho e a manutenção de activos em todo o edifício, oferecendo um conjunto de software que crie espaços de trabalho mais inteligentes. Pode, por exemplo, ajudar proprietários de edifícios e gestores de instalações a reduzir o risco de reclamações dos ocupantes, abordando de forma proactiva os problemas antes que surjam; Optimizar a gestão do espaço e permitir que as empresas cumpram os padrões de conformidade; Melhorar a saúde e a segurança, aumentando o conforto e o bem-estar dos ocupantes através da monitorização da qualidade do ar e da temperatura e Conseguir uma maior satisfação dos ocupantes, processos optimizados, mais sustentabilidade e rentabilidade.
A integração da plataforma de gestão de energia EcoStruxure da Shcneider Electric e as soluções empresariais da Planon vai ampliar o alcance através das plataformas operacionais de múltiplos fornecedores a milhões de activos conectados e fará com que os edifícios passem de passivos e dispendiosos, a seguros, sustentáveis e resilientes.
A Planon continuará a operar como fornecedor de software independente, enquanto o seu IWMS ampliará as soluções de operação e manutenção da Schneider Electric, para continuar a oferecer valor a proprietários e ocupantes de edifícios, em todas as tecnologias de um edifício. Esta transacção estratégica está também em linha com a visão da Schneider Electric de expandir a seu suite de software de ponta a ponta e o seu compromisso com ajudar os clientes na sua transformação digital para impulsionar a sustentabilidade, a eficiência e a resiliência em todo o ciclo de vida, de CAPEX a OPEX.