Efacec electrifica Ruanda
O Ruanda estará, pela primeira vez na sua história, totalmente electrificado até 2023 e a empresa portuguesa foi determinante nesse processo.
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Pela primeira vez, a rede elétrica desta nação africana atinge o nível de tensão de 220kV graças à instalação de três subestações de alta tensão pela Efacec. Estas infraestruturas são essenciais para o desenvolvimento económico e social do Ruanda uma vez que permitem a distribuição de eletricidade até às zonas rurais deste país africano.
Este é o culminar de um processo iniciado em 2017, quando a Efacec foi escolhida pelo consórcio vencedor do concurso internacional lançado pela República do Ruanda para a construção de três novas subestações de 220kV. A capacidade e competência técnica da Efacec na área de Subestações de Alta Tensão determinou a escolha por parte da empresa vencedora do concurso para a realização do projeto de engenharia, fornecimento, supervisão e comissionamento das subestações em regime de chave-na-mão.
O projeto consistiu na realização de três subestações (SE Mamba de 220kV, SE de Rwabusoro de 220/110/11kV e SE de Bugesera de 220/110/11kV).
A Efacec foi responsável pela realização de todos os estudos elétricos, incluindo os estudos de selectividade; integração das três novas subestações no despacho; projecto esquemático e configuração de todos os elementos do sistema de comando, controlo e proteção; fornecimento de equipamentos diversos (alta, média e baixa tensão, SCCP, telecomunicações, carregadores e baterias); transporte marítimo e terrestre dos equipamentos até ao Ruanda; supervisão dos trabalhos de montagem; comissionamento geral das três subestações e assistência à entrada em serviço. Os equipamentos usados no sistema de comando, controlo e protecção e no sistema de controlo central foram, maioritariamente, da marca Efacec.
Esta obra será fundamental para escoar os 80MW produzidos na Central Elétrica de Hakan Mamba para a rede elétrica nacional, para alimentar o novo Aeroporto Internacional e o Parque Industrial de Bugesera. Este projecto vai dar um contributo significativo para que em 2023 100% da população esteja ligada à rede eléctrica do Ruanda.
Com uma presença abrangente na cadeia de valor de Energia, Mobilidade e Ambiente, a Efacec actua como fornecedor de soluções e de sistemas integrados EPC (Engineering, Procurement and Construction) e parceiro de serviços O&M (Operations & Maintenance). A Efacec está presente em mercados estratégicos como a Europa, os Estados Unidos da América, a América Latina, Ásia, Médio Oriente, Magrebe e África Subsariana.