Metro de superfície vai ligar Loures a Odivelas

Por a 8 de Outubro de 2020

A Câmara de Loures aprovou a celebração de um protocolo com o município de Odivelas e o Metropolitano de Lisboa, para a instalação de um metro de superfície a partir de Odivelas, com duas ligações: uma a Santo António dos Cavaleiros e ao Hospital Beatriz Ângelo e outra a Loures e ao Infantado.

PUB

Está em causa uma linha de transporte colectivo, com uma extensão de cerca de 12 quilómetros e um orçamento estimado de 250 milhões de euros, incluindo o material circulante. Este projecto foi inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência apresentado pelo Governo e deverá beneficiar de financiamento comunitário.

Na proposta aprovada por unanimidade na reunião camarária de 7 de Outubro, destaca-se o interesse dos municípios de Loures e de Odivelas “em assegurar uma ligação rápida entre os aglomerados populacionais, os equipamentos de maior utilização e a estação de Odivelas do Metropolitano de Lisboa, por forma a melhorar a conectividade dos seus territórios”. Com a criação de uma linha de transporte colectivo em sítio próprio, acrescenta-se, será possível superar “a deficiente capacidade do transporte colectivo rodoviário”.

Na reunião camarária, o presidente da Autarquia notou que o metro de superfície em estudo – que poderá ser semelhante ao que circula na cidade do Porto – “tem uma capacidade importante e significativa de transporte”, que deverá rondar as 720 pessoas por composição. Bernardino Soares referiu que a localização das estações ainda está em estudo e adiantou que a ligação do centro de Loures ao Hospital Beatriz Ângelo poderá ser realizada através de transporte rodoviário, uma vez que o Metropolitano de Lisboa sustenta que tecnicamente não é possível fazer essa ligação por metro.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *