CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Corticeira Amorim é a única empresa portuguesa a integrar a campanha 50 Sustainability & Climate Leaders. O projeto promovido pelo TBD Media Group, e cujos conteúdos serão distribuídos pelo grupo Bloomberg, reúne um conjunto alargado de organizações de sectores como o farmacêutico, petroquímico e serviços financeiros, que lideram a nível global a luta contra as alterações climáticas e onde participam gigantes como o francês Groupe Rocher, a suiça Novartis ou a sueca Ericsson. Um ranking de notáveis que “muito orgulha a Corticeira Amorim”, afirma António Rios Amorim. “Um sinal claro de que estamos do lado certo da história: trabalhamos talvez o mais nobre dos produtos oferecidos pela natureza de forma sustentável, respeitando os ciclos normais de crescimento, usando os princípios da economia circular, sem qualquer desperdício de matéria-prima, e contribuindo ao longo de todo o processo para a descarbonização de diversas indústrias”, referiu em comunicado o presidente e CEO da Corticeira Amorim.
Para os promotores da campanha 50 Sustainability & Climate Leaders “a Corticeira Amorim, com a sua abordagem à gestão e fabrico de cortiça comprova a sua liderança sustentável – indo além, optimizando os processos de forma amiga do ambiente e maximizando o impacto positivo de uma indústria já naturalmente sustentável”. Acrescentam “que a empresa desempenha um papel importante na promoção da gestão florestal sustentável, nas políticas de desenvolvimento florestal e na troca de conhecimentos com os produtores. Acabam afirmando “que esta forma de administrar garante que o montado mantenha de forma eficaz a sua sustentabilidade natural”.
O projecto 50 Sustainability & Climate Leaders inclui um summit dos 50 líderes que decorrerá sob os auspícios da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova Iorque. Agendada para 2021, a conferência estará alinhada com os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O intuito do encontro, cujo programa contará com a participação de executivos, embaixadores e especialistas, será promover a troca de ideias sobre como alcançar uma maior sustentabilidade, privilegiando soluções tecnológicas recentes, favorecendo a inovação disruptiva, e fomentando lideranças socialmente responsáveis.
A Corticeira Amorim, o maior grupo de transformação de cortiça do mundo que labora ininterruptamente desde 1870, assume a sua liderança mundial indo muito para além da optimização dos seus processos e da redução dos impactos ambientais das suas operações. Liderando uma indústria naturalmente sustentável, promove, valoriza e viabiliza as florestas de sobro que são importantes sumidouros naturais de CO2, fomentam uma biodiversidade de relevância, protegem contra a erosão dos solos, regulam o ciclo hidrológico e constituem-se como barreiras contra incêndios. Depois, é a extracção cíclica da cortiça que mantém a vitalidade dos montados e que promove o desenvolvimento económico, ambiental e social que lhe está associado, permitindo que dezenas de milhares de pessoas continuem a viver e a trabalhar em zonas áridas e semiáridas.