Roma: ‘Open call’ para novo centro cívico e mercado até 5 de Outubro
O concurso irá decorrer em duas fases. Uma primeira até 5 de Outubro e uma segunda em que cinco finalistas poderão concretizar a sua ideia até 27 de Novembro

CONSTRUIR
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Sindicatos do sector apresentam revisão do CCT
Governo aprova resposta às tarifas com pacote de medidas de volume “superior a 10MM€”
Savills coloca multinacional chinesa Aosheng no Panattoni Park em Valongo
Tektónica’25 com preocupação em acompanhar a evolução do sector
Artebel e Topeca criam argamassa de assentamento térmica do mercado
VELUX com nova vice-presidente executiva para a região de Portugal e Espanha
Tektónica e SIL em destaque na edição 528 do CONSTRUIR
Keller Williams Portugal anuncia expansão para os Açores
O Departamento de Planeamento Urbanistico da cidade de Roma lançou em simultâneo dois concursos internacionais de arquitectura com vista a desenvolver equipamentos sociais na capital italiana. A informação, que consta no site português da Ordem dos Arquitectos, indica que as propostas podem ser enviadas até dia 5 de Outubro de 2020.
O concurso, que conta com o apoio do Conselho Nacional de Arquitectos, Paisagistas e Conservadores (CNAPPC.) e da Ordem dos Arquitectos de Roma, destina-se a criar o novo Centro Cívico e o novo mercado da cidade.
Ambos os concursos destinam-se a reabilitar espaços já existentes na cidade e que se encontram devolutos, como é o caso do futuro Centro Cívico de Roma que irá nascer do processo de transformação urbana de um ex-quartel militar. Já o novo mercado do bairro Monteverde, em Roma, irá requalificar um espaço que actualmente se encontra desordenado e que já recebe esta actividade mas que não tem qualquer equipamento de apoio à sua realização.
De acordo com a organização do concurso, este irá decorrer em duas fases. Uma primeira em que as propostas da ideia devem ser apresentadas até 5 de Outubro. Das propostas recebidas, cinco passarão para a segunda fase, que deverão ser anunciadas a 23 de Outubro. É nesta segunda fase que as propostas iniciais devem ser desenvolvidas e entregues até dia 27 de Novembro deste ano.
Quanto ao concurso para o centro cívico os critérios de selecção irão atribuir igual pontuação (40 pontos) à adequação da intervenção ao contexto, acessibilidades e ligações, assim como ao conceito do pólo cívico. Já a sustentabilidade energética irá contar 20 pontos.
A pontuação das propostas é idêntica no que diz respeito ao novo mercado de Monteverde, apenas com a diferença de que não critério atribuído à sustentabilidade energética sendo esta substituída pelo faseamento da construção (20 pontos).