The Architecture Drawing Prize recebe ‘call for entries’
Promovido pelo World Architecture Festival, as candidaturas podem ser enviadas até 2 de Outubro de 2020

Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Em parceria com o Make Architects e o Museu Sir John Soane, o World Architecture Festival (WAF) anunciou a chamada para inscrições para a 4ª edição do The Architecture Drawing Prize. Lançado em 2017, o prémio foi concebido para “celebrar e mostrar a arte e a habilidade do desenho arquitectónico”.
O prazo de inscrição é 2 de Outubro de 2020. Os vencedores e a lista restrita serão decididos no final de Outubro e exibidos numa exposição dedicada ao prémio no Museu Sir John Soane, em Londres, até Fevereiro de 2021. Os vencedores da categoria receberão entrada directa no WAF de 2020, que irá decorrer em Lisboa, de 2 a 4 de Dezembro.
No espírito de muitos grandes arquitectos do passado, de Palladio e John Soane a Le Corbusier e Cedric Price, o Architecture Drawing Prize “é uma plataforma ideal para reflectir e explorar como o desenho continua a avançar na arte da arquitectura nos dias de hoje. “Ela abrange o uso criativo de ferramentas digitais e as imagens produzidas digitalmente, enquanto reconhece a importância duradoura do desenho à mão”. A organização convida à participação de todos os tipos e formas, desde desenhos técnicos ou de construção a vistas em corte ou em perspectiva.
Este ano é, também, apresentado um prémio especial focado no ‘lockdown’ global durante a pandemia do Covid-19, que estará aberto a todos os participantes de uma das categorias acima. Neste caso, o prémio destina-se ao desenho que tenha sido concluído durante o confinamento social ou que seja relacionado com as alterações que o Covid-19 trará para a arquitectura. Os envios nas três categorias serão avaliados com base em sua habilidade técnica, originalidade na abordagem e capacidade de transmitir uma ideia arquitectónica. Os desenhos podem ser totalmente especulativos ou relacionados a projectos reais.
Os juízes deste ano são os artistas Ben Langlands e Nikki Bell; Gary Simmons, director da directoria do William Hare Group; Ken Shuttleworth, fundador da Make Architects; Lily Jencks, fundadora do LilyJencksStudio e JencksSquared; Louise Stewart, curadora do Museu Sir John Soane; Narinder Sagoo, sócio sénior da Foster + Partners; Artista, Pablo Bronstein e Paul Finch, director de programa do WAF.