COSEC adiou a distribuição de dividendos relativa ao exercício de 2019
De acordo com as recomendações da EIOPA e da ASSFP a situação irá ser reavaliada até ao final do final do 1º Semestre de 2021

CONSTRUIR
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Sindicatos do sector apresentam revisão do CCT
Governo aprova resposta às tarifas com pacote de medidas de volume “superior a 10MM€”
Savills coloca multinacional chinesa Aosheng no Panattoni Park em Valongo
Tektónica’25 com preocupação em acompanhar a evolução do sector
Artebel e Topeca criam argamassa de assentamento térmica do mercado
VELUX com nova vice-presidente executiva para a região de Portugal e Espanha
Tektónica e SIL em destaque na edição 528 do CONSTRUIR
Keller Williams Portugal anuncia expansão para os Açores
A Assembleia Geral Anual da COSEC – Companhia de Seguro de Créditos, realizada no passado dia 30 de Junho, aprovou por unanimidade o Relatório e Contas relativo ao exercício de 2019 e decidiu adiar a distribuição de dividendos do referido exercício.
No ano de 2019, a COSEC comemorou o seu 50º aniversário, tendo registado um resultado líquido de 7 milhões de Euros, o que significa um crescimento de 28% relativamente ao ano anterior.
Os dois accionistas da COSEC – Banco BPI (Grupo Caixa Bank) e Euler Hermes (Grupo Allianz) decidiram seguir as recomendações da EIOPA e da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões no sentido de adiar a distribuição de dividendos e reavaliar a situação até ao final do final do 1º semestre de 2021.
É de salientar que a COSEC mantém um rácio de solvência elevado de 266% (30.09.2019).
Do ponto de vista comercial, verifica-se em 2019 um reforço da sua quota de mercado para 53%, tendo os prémios de seguro de créditos aumentado 7%.
Além dos mediadores e do Banco BPI, a COSEC aumentou os canais de distribuição através de Protocolos de Distribuição assinados com o Millennium BCP e o Bankinter. Em 2019, a dinamização do Protocolo de Distribuição assinado com a CGD no ano anterior teve já um contributo relevante apesar de ter sido o ano de arranque.
A COSEC continuou a melhor a sua oferta de produtos e serviços, assim como a implementação do seu plano de digitalização iniciado em 2017.
Os resultados líquidos de 2019 viram-se influenciados por mais-valias realizadas na venda dos últimos investimentos imobiliários directos da COSEC. A partir de agora a exposição no mercado imobiliário será efectuada através de instrumentos financeiros de baixo risco e com liquidez.