COSEC adiou a distribuição de dividendos relativa ao exercício de 2019
De acordo com as recomendações da EIOPA e da ASSFP a situação irá ser reavaliada até ao final do final do 1º Semestre de 2021

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Assembleia Geral Anual da COSEC – Companhia de Seguro de Créditos, realizada no passado dia 30 de Junho, aprovou por unanimidade o Relatório e Contas relativo ao exercício de 2019 e decidiu adiar a distribuição de dividendos do referido exercício.
No ano de 2019, a COSEC comemorou o seu 50º aniversário, tendo registado um resultado líquido de 7 milhões de Euros, o que significa um crescimento de 28% relativamente ao ano anterior.
Os dois accionistas da COSEC – Banco BPI (Grupo Caixa Bank) e Euler Hermes (Grupo Allianz) decidiram seguir as recomendações da EIOPA e da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões no sentido de adiar a distribuição de dividendos e reavaliar a situação até ao final do final do 1º semestre de 2021.
É de salientar que a COSEC mantém um rácio de solvência elevado de 266% (30.09.2019).
Do ponto de vista comercial, verifica-se em 2019 um reforço da sua quota de mercado para 53%, tendo os prémios de seguro de créditos aumentado 7%.
Além dos mediadores e do Banco BPI, a COSEC aumentou os canais de distribuição através de Protocolos de Distribuição assinados com o Millennium BCP e o Bankinter. Em 2019, a dinamização do Protocolo de Distribuição assinado com a CGD no ano anterior teve já um contributo relevante apesar de ter sido o ano de arranque.
A COSEC continuou a melhor a sua oferta de produtos e serviços, assim como a implementação do seu plano de digitalização iniciado em 2017.
Os resultados líquidos de 2019 viram-se influenciados por mais-valias realizadas na venda dos últimos investimentos imobiliários directos da COSEC. A partir de agora a exposição no mercado imobiliário será efectuada através de instrumentos financeiros de baixo risco e com liquidez.