Engexpor alia-se à Católica para desenvolver projecto de inovação e tecnologia
A iniciativa permite que um grupo de alunos trabalhe directamente com os dirigentes da empresa, apoiando-a na resolução de um desafio real
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Com o objectivo de promover a ligação entre a universidade e o meio empresarial e a inclusão dos jovens no mercado de trabalho, a Engexpor desafiou um grupo de estudantes finalistas do Master em Management da Católica Lisbon School of Business and Economics a encontrar uma solução que visa integrar na empresa novas metodologias de gestão de projectos, assentes em princípios de inovação e tecnologia.
A iniciativa foi desenvolvida ao abrigo do programa Católica Academic Consulting (Strategic Management Consulting Project), através do qual um grupo de alunos trabalha directamente com os dirigentes da empresa, apoiando-a na resolução de um desafio real relacionado com a sua actividade e o seu sector de actuação.
No caso concreto da Engexpor, especializada na gestão de projecto e de construção, o trabalho consistiu no estudo e apresentação de uma proposta para incorporar na empresa uma nova tecnologia aplicada à gestão de projectos e à oferta de novos serviços digitais e de inovação. O projecto incidiu mais especificamente sobre a metodologia BIM (Building Information Modeling), uma ferramenta em crescente utilização na indústria de arquitectura, engenharia e construção, especialmente nos mercados internacionais e que começa a dar os primeiros passos em Portugal.
Miguel Alegria, CEO da Engexpor, que acompanhou o desenrolar do projecto, destaca a “experiência enriquecedora” que foi trabalhar com um grupo de jovens tão “talentosos e dedicados”. “Só posso agradecer à Católica por criar oportunidades que além de aproximarem as empresas e as universidades se focam em projectos reais desenhados à medida das organizações e dos seus alunos”.
“A transformação digital na indústria de arquitectura, engenharia e construção tem alterado a forma como desenvolvemos a nossa actividade e prestamos serviços aos nossos clientes e conviver com jovens com ideias novas e perspectivas diferentes dá ainda mais ânimo à nossa vontade de inovar e de sermos impulsionadores da mudança no nosso sector”, acrescenta Miguel Alegria.
Do lado da Católica Lisbon, o projecto, que teve a duração de 12 semanas, foi liderado pela professora Rute Xavier e teve a participação de dois estudantes portugueses e três franceses: César Levenq, Master em Management e Especialização em Corporate Finance, Clément Desmouceaux, Inês Tiago, Simon Chiffoleau e Tiago Caetano, Masters em Management e Especialização em Estratégia.
Para fomentar a sua ligação ao meio universitário e proporcionar oportunidades de carreira a jovens estudantes ou recém-licenciados, a Engexpor tem ainda uma parceria com o Instituto Superior Técnico, nomeadamente com os programas Técnico Job Bank, Técnico Summer Internships e Técnico Career Weeks, que dinamiza as Jornadas de Civil. Colabora ainda com o Pitch Bootcamp, organizado pela Spark Agency em conjunto com várias universidades.