Abertas as candidaturas para o programa SOL Tomorrow
A CML e a Beta-i lançaram mais um programa Smart Open Lisboa (SOL), que este ano irá focar-se nos desafios da cidade trazidos pela pandemia
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
A Câmara Municipal de Lisboa, com o apoio de gestão da consultora Beta-i, lançou mais uma edição do programa de inovação aberta Smart Open Lisboa (SOL). O programa assenta na colaboração entre organizações, empresas e startups de todo o mundo, para obter soluções rápidas que venham resolver desafios sociais e económicos específicos da cidade de Lisboa, dos seus cidadãos e empresas, provocados pela pandemia Covid-19.
Com foco na implementação e não tanto na experimentação, o SOL Tomorrow está neste momento à procura de startups para colaborarem na recuperação da capital portuguesa, em contexto de pós-confinamento. O programa, que se destina a startups com soluções já testadas ou em implementação, com foco em tecnologias aplicadas a questões sociais e económicas, vai funcionar em regime totalmente remoto e tem candidaturas abertas através do seguinte link: https://smartopenlisboa.com/tomorrow/
Ao longo de três meses e após o processo de selecção, as melhores startups participarão num bootcamp online de dois dias para começar a trabalhar com as organizações no desenvolvimento de projectos-piloto, adaptados aos desafios de cinco áreas-chave previamente estabelecidas pelos parceiros: recuperação económica e do turismo, novo paradigma de trabalho, trabalho remoto e aprendizagem, resiliência da cidade e construção de confiança e emergência social e desemprego.
Segundo Manuel Tanger, co-fundador e head of innovation da Beta-i, “juntamente com a Câmara de Lisboa queremos dar uma resposta imediata aos desafios mais urgentes do município. Numa cidade onde voltarão a circular milhões de pessoas por dia, o SOL Tomorrow quer apoiar startups que possuam soluções de implementação praticamente imediatas em temas como a saúde mental, a capacitação para o emprego e o isolamento social, para crescerem em conjunto com as organizações parceiras e darem respostas aos problemas provocados pela pandemia”.
Também Miguel Gaspar, vereador com o Pelouro da Economia e Inovação, Mobilidade e Segurança da Câmara Municipal de Lisboa, considera que “esta é uma edição especial do principal programa de inovação aberta da cidade. Vamos procurar dar resposta aos múltiplos desafios que estamos a viver e continuaremos a enfrentar no período de recuperação da crise económica criada pelo Covid-19, estimulando ao mesmo tempo o ecossistema empreendedor da cidade e afirmando Lisboa como uma das cidades mais inovadoras da Europa. Para além de contar com a participação de um conjunto diversificado de parceiros públicos e privados, nesta edição decidimos envolver todos os pelouros do executivo, trazendo a inovação para todas áreas de actuação da Câmara”.
Além da CML, o programa conta com a parceria da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Fundação Aga Khan, PME Investimentos, Portugal Inovação Social, LIDL, bem como do Turismo de Portugal e da NOS, que irão colaborar com startups seleccionadas na implementação de soluções com impacto social.