Foto: Gonçalo Miller
Associação Passivhaus realiza conferência online dias 19 e 20 de Maio
Devido à pandemia, a conferência “Passive House Para Todos”, vai decorrer através da plataforma ZOOM, mantendo o painel inicialmente previsto
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Inicialmente marcada para Lisboa, como evento presencial, a conferência “Passive House Para Todos”, organizada pela Associação Passivhaus Portugal, vai agora decorrer através de videoconferência nos dias 19 e 20 de Maio, devido à pandemia do Covid-19. A iniciativa vai ter lugar entre as 10h30 e as 12h através da aplicação ZOOM.
Apesar da alteração de planos, “procurámos manter as apresentações que estavam previstas, mas num formato diferente”, explica João Gavião, arquitecto e membro fundador da Associação Passivhaus Portugal. “O grande objectivo passa por divulgar diferentes abordagens e estudos da implementação da Passive House em Portugal num grande evento no primeiro semestre”, acrescenta.
A conferência, de entrada livre, vai decorrer durante dois dias, num total de quatro sessões e com oito oradores convidados. No dia 19 de Maio os intervenientes são Francisco Fernandes, director do Laboratório Regional de Engenharia Civil dos Açores, que irá abordar “A reabilitação passo-a-passo da sede do LREC”; Manuel Duarte Pinheiro, do Instituto Superior Técnico e responsável do LiderA, com o “Impacto económico da implementação da Passive House à escala nacional”, Paulo Palha, Associação Nacional de Coberturas Verdes, que irá abordar a temática desta solução construtiva como forma de atenuar o “efeito da ilha de calor” e Márcio Dias, arquitecto, que irá falar sobre o exemplo do conceito Passive House aplicado a uma casa no Mindelo.
No dia 20 as intervenção estão a cargo de Daniel Sánchez Peinado, PEP – Plataforma Edificacion Passivhaus, que irá dar como exemplo a forma como Espanha tem aplicado este conceito na habitação social do País; Ricardo Pereira, da Deco Proteste, que irá apresentar a perspectiva do consumidor; Guilherme Carrilho da Graça, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com o tema “A Passive House como bateria térmica em Smart Grids” e Marta Panão, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que irá apresentar o desempenho do primeiro ano do nZEBoffice+.