Associação Passivhaus realiza conferência online dias 19 e 20 de Maio
Devido à pandemia, a conferência “Passive House Para Todos”, vai decorrer através da plataforma ZOOM, mantendo o painel inicialmente previsto

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Foto: @Gonçalo Miller
Inicialmente marcada para Lisboa, como evento presencial, a conferência “Passive House Para Todos”, organizada pela Associação Passivhaus Portugal, vai agora decorrer através de videoconferência nos dias 19 e 20 de Maio, devido à pandemia do Covid-19. A iniciativa vai ter lugar entre as 10h30 e as 12h através da aplicação ZOOM.
Apesar da alteração de planos, “procurámos manter as apresentações que estavam previstas, mas num formato diferente”, explica João Gavião, arquitecto e membro fundador da Associação Passivhaus Portugal. “O grande objectivo passa por divulgar diferentes abordagens e estudos da implementação da Passive House em Portugal num grande evento no primeiro semestre”, acrescenta.
A conferência, de entrada livre, vai decorrer durante dois dias, num total de quatro sessões e com oito oradores convidados. No dia 19 de Maio os intervenientes são Francisco Fernandes, director do Laboratório Regional de Engenharia Civil dos Açores, que irá abordar “A reabilitação passo-a-passo da sede do LREC”; Manuel Duarte Pinheiro, do Instituto Superior Técnico e responsável do LiderA, com o “Impacto económico da implementação da Passive House à escala nacional”, Paulo Palha, Associação Nacional de Coberturas Verdes, que irá abordar a temática desta solução construtiva como forma de atenuar o “efeito da ilha de calor” e Márcio Dias, arquitecto, que irá falar sobre o exemplo do conceito Passive House aplicado a uma casa no Mindelo.
No dia 20 as intervenção estão a cargo de Daniel Sánchez Peinado, PEP – Plataforma Edificacion Passivhaus, que irá dar como exemplo a forma como Espanha tem aplicado este conceito na habitação social do País; Ricardo Pereira, da Deco Proteste, que irá apresentar a perspectiva do consumidor; Guilherme Carrilho da Graça, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com o tema “A Passive House como bateria térmica em Smart Grids” e Marta Panão, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que irá apresentar o desempenho do primeiro ano do nZEBoffice+.