Century 21 efectua parceria com a EY Portugal
Procedimentos visam a prevenção do Branqueamento de Capitais e Combate ao Financiamento do Terrorismo
CONSTRUIR
Município de Albergaria investe perto de 2 M€ em novas habitações
Remax Collection comercializa empreendimento Vision Areeiro
Holiday Inn Porto Gaia entra no ano novo inspirado na Era Disco dos anos 70 e 80
Crescimento em França eleva facturação da IW Enterprise Portugal
Ceetrus vende 50% da participação do Alegro Sintra por 180 M€
Grupo Arliz: Imobiliário, construção e hotelaria geram crescimento em 2024
Arquitectos catalães assinam construção efémera com carbono negativo
Ricardo Roquette assume liderança de Empreendimentos Residenciais da JLL
Exponor lança inPROJECTA em Fevereiro
Sesimbra Oceanfront Hotel convida a celebrar a passagem de ano com vista deslumbrante sobre o mar
A Century 21 Portugal, em parceria com a EY Portugal, anuncia a disponibilização de serviços de Análise de Risco de Branqueamento de Capitais e de Financiamento ao Terrorismo (BC-FT) e de Formação na prevenção destes ilícitos, na rede imobiliária da marca, a nível nacional.
Estes procedimentos permitem maior rigor, transparência e garantem um aumento de segurança aos consumidores, nos processos de aquisição ou venda de imóveis, em linha com as necessidades inerentes à crescente profissionalização do sector imobiliário, que têm sido defendidas, desde sempre, pela Century 21 Portugal.
Esta parceria resulta da consciencialização da EY Portugal e da Century 21 Portugal sobre a carga administrativa e financeira que o cumprimento das obrigações regulamentares e legais acarreta para as agências imobiliárias, nomeadamente, a afectação de recursos para a análise de risco de contrapartes e operações; o investimento mínimo necessário para cumprimento de deveres -designadamente em interface e soluções tecnológicas-; licenças de listas de beneficiários efectivos e de filtragem, e na análise de risco, bem como da responsabilização associada à incorrecta aplicação dos deveres preventivos e consequências associadas ao seu incumprimento.
Nos termos da Lei n.º 83/2017, de 18 de agosto, e do Regulamento n.º 276/2019 -Regulamento PBC-CFT do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC)- as entidades que exercem actividades imobiliárias encontram-se sujeitas, entre outros, aos deveres de identificação e diligência, designadamente à identificação de beneficiários efectivos, de pessoas politicamente expostas e de sancionados, bem como à determinação da adequação do grau de risco, ao exame da operação, e à formação adequada dos seus colaboradores.
A externalização desta análise de risco de BC-FT possibilita duas vantagens imediatas. Por um lado, permite à Century 21 Portugal transformar um custo fixo num custo variável, por transacção; por outro, garante à área Jurídica da Century 21 Portugal mais tempo para se focar em operações realmente suspeitas, que sejam necessárias comunicar à Unidade de Informação Financeira da Polícia Judiciária (UIF-PJ) e ao Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).
No âmbito desta parceria, os serviços criados para as áreas de PBC-CFT já estão plenamente implementados em todas lojas da rede Century 21, em Portugal. Para além disso, as duas entidades têm perspectivas de expandir a abrangência destes serviços para o mercado espanhol, a curto prazo.