MBS by BERD: concluída primeira ponte, de um total de 148, no Peru
Em Março ficou concluída a montagem da primeira ponde modular fornecida pela portuguesa MBS by BERD Peru. Esta foi a primeira ponte a ser concluída de um total de 148.
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Em Março ficou concluída a montagem da primeira ponde modular fornecida pela portuguesa MBS by BERD ao ministério dos Transportes do Peru. Esta foi a primeira ponte a ser concluída de um total de 148 pontes adjudicadas pelo governo do Peru à MBS by BERD. O contrato de fornecimento foi adjudicado no final de 2018, na altura era previsto o fornecimento de 125 pontes modulares, ao qual acresceu, já durante o ano de 2019, de mais 23 pontes. O tempo total de execução para o fornecimento era de 9 meses. O primeiro lote foi entregue em Junho de 2019, em Paita, no norte do Peru. Em Agosto foi entregue, em Lima, um segundo lote de 89 pontes. O último lote suplementar chegou também a Lima em Outubro último, concluindo com êxito a entrega total da encomenda 30 dias antes do prazo.
Com este projecto, a MBS by BERD lançou um novo conceito de ponte e fez a respectiva apresentação em quatro cursos de formação, abrangendo um total de 100 técnicos locais, que tiveram lugar na capital peruana, entre Outubro e Dezembro do ano passado. O curso centrou-se no carácter modular e a facilidade e simplicidade da instalação das pontes, com a montagem e o lançamento de duas pontes com vãos compreendidos entre 19,6 m e 61,6 m.
A primeira ponte ganhou, assim, vida em Março. A ponte sobre o Rio Silaco, com um vão de 61,60 metros, une os distritos de Chimbán e La Ramada, que se encontram entre os mais carenciados do país. A passagem entre as duas margens deste rio caudaloso era efectuada através de “huaros”, cestas suspensas que colocavam em risco a segurança das populações e dificultavam a circulação dos bens.
A empresa portuguesa acompanhou toda a montagem, que decorreu conforme previsto, e cujo o processo pode ser visto aqui.