Habitação: Brasileiros são quem mais arrenda em Portugal
De acordo com a Uniplaces, a nacionalidade brasileira representa 28,9% de todos os inquilinos internacionais e que 68% vêm para Portugal estudar

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Uniplaces Lisboa
Os estudantes e profissionais brasileiros já representam cerca de um terço das reservas de quartos e apartamentos em Portugal, revelou a plataforma online para alojamento de médio e longo prazo Uniplaces.
No seu relatório anual sobre o mercado de arrendamento em 2019, verifica-se que, das 141 diferentes nacionalidades que arrendaram alojamento em Portugal através da Uniplaces no ano passado, a nacionalidade brasileira encontra-se em primeiro lugar, representando 28,9% de todos os inquilinos internacionais. O segundo lugar, representando 9% do total das reservas, é ocupado por espanhóis. À excepção dos inquilinos de nacionalidade chinesa em oitavo lugar, todas as restantes nacionalidades dos primeiros dez lugares, provêm de países da União Europeia.
Por este motivo, Miguel Santo-Amaro, Co-fundador da Uniplaces considera que Portugal é um mercado em expansão, como explica: “Em Portugal, o mercado de arrendamento segue a tendência europeia e, portanto, apresenta um enorme potencial de crescimento, colocando o País no radar de investidores internacionais que começam a olhar para Portugal como um novo e entusiasmante mercado”.
A Uniplaces revela ainda, que “mais de metade dos inquilinos brasileiros em Portugal são mulheres (52%) e 53% escolhe Lisboa, sendo Arroios, Alcântara e Benfica as zonas mais procuradas”.
Já os 40% de brasileiros que escolhem o Porto preferem Paranhos, Cedofeita e Bonfim para estudar e trabalhar nos cinco a seis meses, em média, que passam em Portugal.
A maioria dos inquilinos brasileiros vem para Portugal estudar (68%), 23% vem para trabalhar e 9% por outros motivos. Aqui, gastam, em média, uma renda de 513 euros, sendo que 58% arrenda quarto em casa partilhada e só 42% arrenda casa inteira.
A Uniplaces revela ainda que 40% dos inquilinos brasileiros tem entre 25 e 34 anos, 30% entre 18 e 24 anos, e 24% conta com uma idade superior a 35 anos.