Portuguesa BERD assinou acordo com empresa naval indiana
A BERD vai desenvolver Pontes Modulares com a empresa indiana de construção naval. A spin-off da Universidade do Porto, é hoje um dos 3 líderes mundiais da sua área.
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A BERD – One Bridge One Solution, empresa portuguesa que actua nas áreas de investigação, desenvolvimento e aplicação de soluções de vanguarda para a construção de pontes e viadutos assinou um memorando de entendimento com a indiana Garden Reach Shipbuilders & Engineers (GRSE). A cerimónia foi presidida pelo ministro da Defesa da Índia, no âmbito da exposição internacional DEFExpo 2020, promovido pela tutela da Defesa indiana entre 5 e 9 de Fevereiro.
Este acordo tem por base a cooperação entre as duas entidades na área de Pontes Modulares, para aplicação civil e militar. As empresas “pretendem expandir o seu negócio oferecendo soluções inovadoras e tecnologicamente avançadas não só na Índia mas também globalmente, com enfoque especial em mercados como o Sri Lanka, Bangladesh, Nepal, Butão e Myanmar, entre outros”, salienta a empresa portuguesa em comunicado.
“A nossa parceria com a GRSE vai criar novas possibilidades na área das Pontes Modulares. Temos experiência em soluções globais que queremos trazer para a Índia, impulsionando a iniciativa do Governo indiano ‘Make in India’”, justifica Diogo Graça Moura, vice-presidente da BERD. A empresa portuguesa é um dos três lideres mundiais na área de métodos e soluções para a construção de pontes. Fundada em 2006, como uma spin-off da faculdade de Engenharia, da Universidade do Porto, já participou na construção de várias pontes um pouco por todo o mundo. Em 2016 lançou a Unidade de Pontes Modulares, que já forneceu centena e meia de pontes, sendo reconhecida internacionalmente pela elevada qualidade e inovação dos seus produtos.
Foram estes os factores que chamaram a atenção da empresa indiana. “A GRSE fabrica pontes tipo Bailey, fornecendo o exército indiano, BRO e outros governos estatais, exportando também para os nossos países vizinhos, Nepal, Butão e Myanmar, entre outros. A BERD tem uma equipa de design com experiência em fabrico de pontes modulares mais leves, com maiores vãos e ciclo de vida mais longo. Vamos colaborar no sentido de desenvolver um novo tipo de estruturas modulares”, referiu o presidente e director geral da empresa de construção naval Vipin Kumar Saxena.
A empresa faz parte da esfera do ministério da Defesa da índia, obtendo a maioria das suas receitas através da divisão de construção naval com capacidade de construção de navios de guerra. A sua unidade de engenharia fabrica equipamentos de convés, pontes modulares pré-fabricadas e bombas marinhas.