Terminal de Cruzeiros do Mindelo com luz verde para avançar
O Governo de Cabo Verde lançou esta semana o concurso público internacional para a construção do Terminal de Cruzeiros do Mindelo, num investimento de 30 M€.
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Governo de Cabo Verde lançou esta semana o concurso público internacional de pré selecção para a concepção e construção do Terminal de Cruzeiros do Mindelo. Avaliada em cerca de 30 milhões de euros, a obra era há muito aguardada pelo impacto esperado na economia das ilhas de São Vicente e Santo Antão e pelo seu efeito indutor na economia do país.
O terminal de cruzeiros projectado para o Porto Grande de São Vicente terá dois berços de 400 e 450 metros, com uma profundidade máxima de 11 metros e será servido por uma gare marítima para passageiros, uma vila turística junto à marginal, uma zona de imobiliária e um parque de estacionamento.
A obra, que irá colocar o arquipélago na rota de cruzeiros mundial é co-financiada pelo Governo de Cabo Verde, pelo Fundo ORIO (Governo Holandês) e pelo Fundo OPEC para o Desenvolvimento Internacional.
A administração da Empresa Nacional de Administração dos Portos (Enapor) acredita que a construção do Terminal de Cruzeiros no Porto do Mindelo poderá fazer crescer em mais de 80% o número de escalas de navio de cruzeiros e passageiros em São Vicente.
O concurso terá duas fases, a primeira termina a 11 de Março e irá seleccionar oito candidatos. A segunda fase será lançada a 18 de Março. Em Julho deste ano será anunciado o vencedor do concurso público internacional.