Receitas do turismo atingiram 17,1 MM€ até Novembro de 2019
De acordo com dados do Banco de Portugal e INE, os valores já superaram os registados em 2018. Os EUA e o Brasil lideram os mercados emissores de turistas para Portugal
CONSTRUIR
Braga licencia totalidade da oferta projectada
Volume de negócios e exportações do sector da construção metálica crescem 20% em 2023
Geberit equipa cinco estrelas Hotel Áurea Palacio de Correos de Logroño
Remax Portugal reforça volume de transacções de escritórios
Produção na construção sobe 3,9% em Outubro
Savills coloca “The Pilates Studio Portugal” em novo espaço nas Avenidas Novas
Luximo Christie’s destaca a crescente procura por imóveis com fins turísticos
OASRN acolhe o 7º ‘International Formal Methods in Architecture’
O que nos trás o Palácio (Sinel de Cordes) em 2025
Quem disse que um edifício industrial tem de ser aborrecido e sem presença?
O turismo continua a registar crescimentos significativos dos principais indicadores estatísticos, confirmando que 2019 foi um excelente ano turístico, reforçando o contributo do sector para a economia portuguesa.
De acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal, referentes a Novembro de 2019, as receitas do turismo atingiram 984 milhões de euros, o que significa um aumento de 9,8% face ao período homólogo. O valor acumulado das receitas do turismo, no montante de 17,1 mil milhões de euros já superou o registado no total do ano de 2018.
De Janeiro a Novembro de 2019, as exportações do turismo representaram 54,2% das exportações de serviços, um aumento de 2,1 p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior.
“O Turismo continua a bater recordes e a demonstrar uma capacidade de crescimento de forma sustentável em termos de valor, ao longo de todo o território e ao longo do ano”, comentou a secretária de estado do Turismo, Rita Marques, que assinalou a importância de diversificar mercados para que os resultados continuem a atingir novos máximos.
Por outro lado, os dados da procura no alojamento turístico registam igualmente máximos históricos em Novembro. Os crescimentos de 12,5% do número de hóspedes, +7,2% nas dormidas e +10,2% nos proveitos totais contribuem para valores recorde destes indicadores nos primeiros onze meses de 2019.
Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) demonstram, ainda, uma tendência de diversificação de mercados emissores de turistas para Portugal, com especial destaque para os Estados Unidos (+28,5% nos hóspedes) e o Brasil (+13,3%) e, ainda, para aumentos de dois dígitos na Irlanda, Espanha e Bélgica.