Projecto para 500 camas no Lumiar
Xior compra portefólio da U.hub por 130 M€
Carteira totaliza 1.900 camas em Lisboa e Porto, envolvendo residências em operação, em construção e em pipeline. Operação foi assessorada pela JLL
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A investidora e operador de origem belga, Xior adquiriu o portefólio de residências de estudantes da U.hub. O negócio já formalizado por 130 milhões de euros e contou com a assessoria do departamento de Capital Markets da JLL.
Trata-se da maior operação deste tipo de activos jamais realizada em Portugal e que consolida a estratégia da Xior em ser a referência em residências de estudantes na Península Ibérica. A JLL actua no negócio em representação do vendedor.
“Este é um negócio muito importante pela sua dimensão, mas também porque vem confirmar a crescente atractividade dos segmentos imobiliários alternativos e por envolver um portefólio que conjuga activos consolidados de rendimento com activos ainda para desenvolvimento. Além disso, o seu impacto no mercado ocupacional é muito relevante. Neste portefólio incluem-se cerca de 800 camas em construção e outras 1.000 em projecto com previsão de estarem concluídas até 2022, o que irá dar um forte impulso à oferta de alojamento para estudantes nas duas maiores cidades universitárias de Portugal, que neste momento sofrem de um desequilíbrio massivo entre o stock existente e a procura”, nota Fernando Ferreira, Head of Capital Markets da JLL.
O portefólio engloba um total de 1.900 camas, incluindo quatro activos em Lisboa e dois no Porto, em diferentes fases de operação e desenvolvimento. Já em funcionamento estão as residências em Alvalade e na Alameda, em Lisboa, as quais somam um total agregado de 98 camas. Em construção, encontra-se uma residência com 350 camas em Benfica, Lisboa, e uma outra com 450 camas na Asprela, Porto, que se prevê ficarem concluídas ao longo do próximo ano. Outros dois projectos, com 500 camas cada, encontram-se em fase de licenciamento, localizados na zona do Lumiar (Alta de Lisboa), em Lisboa, e na zona da Boavista, Porto. A conclusão destes projectos está estimada para 2021 e 2022, respectivamente.