Barcelona é o principal destino europeu dos estudantes portugueses
De acordo com dados de 2018 da plataforma Uniplaces, a seguir a Barcelona as escolhas dos estudantes são Madrid, Milão, Berlim e Roma
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Barcelona é a cidade mais escolhida pelos estudantes de origem portuguesa quando optam por ir para o estrangeiro. De acordo com dados de alojamento da plataforma Uniplaces no último ano, divulgados esta quarta-feira, a cidade catalã encabeça o top cinco das cidades europeias preferidas dos estudantes portugueses, com 31% do número total de portugueses que encontram casa ou quarto numa cidade estrangeira através da plataforma.
Com uma renda média de 464 euros para o arrendamento de um quarto em casa partilhada em Barcelona, a proximidade geográfica e o valor médio pago, comparado com outras cidades europeias, são dois dos principais motivos para que os jovens portugueses seleccionem a capital da Catalunha como o principal destino para a sua experiência de mobilidade.
Madrid é a segunda cidade europeia mais reservada pelos portugueses na Uniplaces. Com uma renda média mensal de 463 euros, a cidade que anteriormente ocupava o primeiro lugar desta lista, é escolhida por 19% dos estudantes e jovens profissionais portugueses. Espanha é o país europeu que apresenta opções de quarto e casa em mais cidades, na plataforma da Uniplaces, nomeadamente em Barcelona, Madrid, Valência, Granada, Sevilha, Salamanca, Málaga, Alicante, entre outras localidades.
Milão é a cidade que se encontra em terceiro lugar na lista das cidades mais procuradas pelos portugueses para estudar fora do país. O facto de algumas universidades desta cidade terem sido incluídas no ranking das melhores universidades do mundo pela qualidade da educação é, segundo a Uniplaces, um factor determinante no momento dos portugueses decidirem para onde vão estudar. A renda média mensal na cidade de Milão é 613 euros.
Em quarto lugar na lista das cidades europeias para onde vão estudar os jovens portugueses, através da Uniplaces, encontra-se Berlim. A capital da Alemanha apresenta uma renda média mensal de 522 euros para o aluguer de um quarto em casa partilhada, valor superior às duas cidades espanholas, mas ainda assim menos dispendioso do que em Milão. Na Alemanha, além de Berlim, os jovens podem também encontrar opções de alojamento na plataforma da Uniplaces para a cidade de Munique.
Roma é a quinta cidade europeia mais escolhida pelos jovens portugueses, com uma renda média de 490 euros. Em Itália, a Uniplaces disponibiliza, ainda, ofertas de alojamento em outras seis cidades, nomeadamente Turim, Pádua, Florença, Bolonha, Milão e Roma.