
CONSTRUIR
Novo crédito à habitação cresce 27%
Câmara do Seixal lança concurso para Unidade de Saúde de Paio Pires
AtlasEgde investe 500 M€ em data centers em Portugal e junta-se à Colt
UC lança guia para tornar renovação energética acessível nas comunidades rurais europeias
VIZTA lança CORE
Nova linha de eléctrico irá ligar Terreiro do Paço ao Parque das Nações
Aveiro acolhe estreia da Future Xpo em Portugal e coloca-se no “centro da inovação europeia”
Archi Summit abre última fase de candidaturas a expositores
Verdelago lança nova fase num investimento de 74 M€
Reabilitação Urbana mantém dinamismo
A marca de perfis em PVC deu início a um conjunto de formações no âmbito do seu programa de bolsas de estudo, que visa formar profissionais do sector no padrão Passivhaus, incentivando assim a criação de pessoal qualificado, capaz de lidar com projectos passivos. O Curso Oficial de Técnico de Execução de Construção para Edifícios de Consumo Quase Nominal sob o Passivhaus Standard (Tradesperson PHI), foi o primeiro deste plano, voltado para os arquitectos que trabalham com a marca.
O curso PHI Tradesperson, que serve como preparação para obter a acreditação oficial através da conclusão subsequente do exame, foi ministrado pela Energiehaus, uma empresa especializada em Passivhaus. Tendo como premissa a importância da eficiência energética na construção, o edifício ShoWorking, localizado em Rivas Vaciamadrid, Madrid, foi escolhido para o curso. Um Centro de Interpretação de Reabilitação Energética Eficiente que permite observar ‘in situ’ as diferentes soluções e técnicas passivas, como o teste de hermeticidade BlowerDoor ou um gerador solar fotovoltaico.
Além das novas edições do curso PHI tradesperson, o programa de bolsas Kömmerling Desafio vai continuar para o resto do ano com cursos oficiais de designer, oficinas LEAN, BIM e certificações, e um workshop sobre metodologia de Project Zero City. Uma metodologia utilizada na construção do Edifício Zero da Kömmerling, o novo escritório da marca de consumo nulo.