FAUL debate qualidade da habitação nas margens urbanas de Luanda e Maputo
O seminário “Africa Habitat: da sustentabilidade do habitat à qualidade do habitar nas margens urbanas de Luanda e Maputo” acontece a 7 e 8 de Maio

CONSTRUIR
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Sindicatos do sector apresentam revisão do CCT
Governo aprova resposta às tarifas com pacote de medidas de volume “superior a 10MM€”
Savills coloca multinacional chinesa Aosheng no Panattoni Park em Valongo
Tektónica’25 com preocupação em acompanhar a evolução do sector
Artebel e Topeca criam argamassa de assentamento térmica do mercado
VELUX com nova vice-presidente executiva para a região de Portugal e Espanha
Tektónica e SIL em destaque na edição 528 do CONSTRUIR
Keller Williams Portugal anuncia expansão para os Açores
As margens urbanas de Luanda e Maputo serão o principal tema em debate do seminário que juntará a Faculdade de Arquitectura de Lisboa, a Faculdade de Engenharia, da Universidade Agostinho Neto, de Angola, e a Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico, da Universidade Eduardo Mondlane FAPF-UEM, de Moçambique. O seminário “Africa Habitat: da sustentabilidade do habitat à qualidade do habitar nas margens urbanas de Luanda e Maputo” acontecerá nos dias 7 e 8 de Maio, na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.
Depois das catástrofes climáticas causadas pelos ciclones Idai e Kenneth, em Moçambique, o Grupo de Estudos Sócio-Territoriais, Urbanos e de Acção Local (Gestual), do Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design (CIAUD) quer discutir como melhorar a qualidade de habitar nos bairros suburbanos de Luanda e Maputo. Segundo a organização, é urgente combater a pobreza urbana e as alterações climáticas e alterar as políticas urbanas e habitacionais.
O arquitecto Allan Cain, há 40 anos anos a trabalhar em Angola e director da Development Workshop Angola (DW), falará sobre a experiência no combate à pobreza urbana em Luanda. Quatro professores da FAPF-UEM (Carlos Serra, Domingos Macucule, João Tique e Luís Lage) falarão sobre o modo como as alterações climáticas e os desastres naturais – como os recentes ciclones – afectam as medidas de prevenção do ponto de vista jurídico e urbanístico e a resiliência das construções em zonas de risco.
O balanço do seminário será feito pelo brasileiro Humberto Kzure-Cerquera, professor na UFRRJ, que contribuirá com a sua larga experiência sobre o combate à precariedade urbana e habitacional nos subúrbios brasileiros.