Álvaro Siza revisita o projecto SAAL para o Bairro de S. Victor
A visita surge na sequência do lançamento do segundo livro do projecto editorial ‘Cidade Participada: Arquitectura e Democracia – Operações SAAL’
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
No mês em que se assinalam os 45 anos do 25 de Abril, a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) lança o segundo volume da sua colecção sobre o Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), em vigor entre 1974 e 1976. Com o objectivo de documentar, estudar e divulgar um conjunto diversificado de processos, projectos e bairros, a colecção pretende contribuir não só para um conhecimento mais completo da arquitectura portuguesa do pós-25 de Abril de 1974, como também para a discussão sobre a construção da cidade contemporânea. O segundo volume é dedicado ao projecto de S. Victor, dirigido pelo arquitecto Álvaro Siza, e é apresentado a 23 de Abril, às 18h30, na FAUP, numa sessão que conta com uma conferência do arquitecto Álvaro Siza e intervenções dos arquitectos Alexandre Alves Costa, Carlos Machado e Sergio Fernandez.
O projecto editorial ‘Cidade Participada: Arquitectura e Democracia – Operações SAAL’, é desenvolvido no seio do grupo de investigação Arquitectura: Teoria Projecto História do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da FAUP. Cada volume é circunscrito a uma operação ou a um grupo de operações SAAL, de acordo com a área geográfica em estudo, e é coordenado por uma equipa de investigadores, reunida especificamente para cada caso.
O segundo livro da colecção, coordenado pelos arquitectos Ana Alves Costa, Ana Catarina Costa e Sergio Fernandez, é dedicado à operação SAAL realizada na zona de S. Victor, no Porto. O projecto de S. Victor foi dirigido pelo arquitecto Álvaro Siza e numa primeira fase, também, pelo arquitecto Domingos Tavares; nela participaram também os arquitectos Francisco Guedes, Eduardo Souto de Moura, Manuela Sambade, Adalberto Dias, Paula Cabral e Graça Nieto Guimarães.
A operação de S. Victor reveste-se de especial importância, sobretudo pelo ensaio e desenvolvimento de uma metodologia de intervenção que permitisse atender a um contexto muito. O livro reúne documentos nunca publicados em Portugal que permitem reconstituir o processo e o projecto, assim como reflexões de vários autores, que, escritas em vários tempos, propõem uma síntese, permitindo uma leitura contemporânea sobre aquela operação.
A abertura da sessão estará a cargo do director da FAUP, o arquitecto João Pedro Xavier, e contará com o contributo do arquitecto Alexandre Alves Costa que proferirá algumas notas sobre o processo SAAL. A apresentação da colecção será feita pelo arquitecto Carlos Machado e a apresentação do livro pelo arquitecto Sergio Fernandez.