Lisboa recebe encontro internacional ‘Solar Cities’
O evento será o ponto de partida para a concretização e assinatura da Carta de Compromisso “Solar Mayors” (Solar Mayors Charter)
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Entre o dia de hoje e amanhã, 19 de Março, Lisboa é a cidade-anfitriã do Solar Cities. O evento será o ponto de partida para a concretização e assinatura da Carta de Compromisso “Solar Mayors” (Solar Mayors Charter), uma declaração aberta e internacional que unirá autarcas de todo o mundo na promoção de políticas públicas e projectos que fomentem a adopção de energia solar em meio urbano e o envolvimento dos cidadãos nesta transição.
O Solar Cities é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP) juntamente com a Energy Cities, a maior associação europeia de cidades para a transição energética. A organização em Portugal está a cargo da GoParity, plataforma portuguesa de investimentos sustentáveis, que se junta com o objectivo de aproximar órgãos políticos locais, cidadãos e a iniciativa privada para uma colaboração intersectorial e inovadora, que estimule a abertura e maior eficiência das instituições na promoção e execução de projectos de energia solar.
A sessão solene do evento decorre, esta terça-feira, na Câmara Municipal de Lisboa, com a presença de João Paulo Saraiva, vice-presidente, e José Sá Fernandes, vereador da Estrutura Verde, Ambiente, Clima e Energia. Nesta sessão será discutida e proposta a primeira versão da Carta de Compromisso “Solar Mayors” (Solar Mayors Charter), contando com a presença de presidentes de municípios da Moldávia, Sérvia, Geórgia e Tajikistão bem como representantes de vários outros países onde a UNDP está presente (Croácia, Somália, Líbano, entre outros). A Agência de Ambiente e Energia de Lisboa, Lisboa E-Nova, apresentará a estratégia do município “Lisboa Solar”.
Entre os oradores convidados conta-se Robert Pasicko, co-criador do AltFin Lab, departamento da UNDP criado para estimular a participação financeira, eixo considerado fundamental para a mudança de paradigma e empowerment dos cidadãos e Albert Soer, gestor do Centro de Competências da UNDP na Somália, cujo principal foco tem sido a reconstrução de cidades-conflito na Somália através de crowdfunding e participação cívica.
Ao longo dos dois dias, marcarão também presença várias plataformas europeias de financiamento colaborativo para energia sustentável, para apresentar as suas experiências e aproximar os autarcas presentes destes mecanismos de financiamento inovadores.
A programação completa do evento pode ser consultada no www.citizenergy.eu/storage/app/media/Solar%20Cities_Agenda.pdf.