APA organiza 18º curso de Exploração e Segurança de Barragens
Entre 20 a 30 de Maio, a formação vai dividir-se entre a Direcção Geral do Território e o LNEC
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A segurança de barragens constitui um motivo de preocupação para a sociedade, devido aos riscos potenciais para as pessoas e bens localizados nos vales a jusante, face à possibilidade, embora remota, de ocorrência de roturas daquelas obras.
Com a recente legislação publicada – DL nº 21/2018 -, procedeu-se a importantes alterações aos regulamentos de segurança em vigor em Portugal, tendo sido revisto e republicado o Regulamento de Segurança de Barragens (RSB) e publicado o novo Regulamento de Pequenas Barragens (RPB).
Neste sentido, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai organizar, de 20 a 30 de Maio, a 18ª edição do Curso de Exploração e Segurança de Barragens., que irá decorrer nas instalações da Direcção Geral do Território e do LNEC.
“O estabelecimento e cumprimento escrupuloso de regras de exploração e de programas de inspecção, observação e manutenção, bem como a definição de planos de actuação em casos de emergência, tornam-se fundamentais. Aos donos de obra e aos seus responsáveis técnicos cabe um papel central no cumprimento dos normativos de segurança de barragens em vigor”, refere a APA.
Em Março de 2018 foi publicado o DL nº 21/2018 que procede a importantes alterações aos regulamentos de segurança em vigor em Portugal, tendo sido revisto e republicado o Regulamento de Segurança de Barragens (RSB) e publicado o novo Regulamento de Pequenas Barragens (RPB). Ficou ainda estabelecido um sistema de Classificação de Barragens comum.