Toyo Ito no Porto a 7 de Novembro
Toyo Ito explicará de que forma a arena pública de hoje precisa de encontrar uma nova filosofia que, utilizando tecnologias avançadas, substitua a “segregação” pela “ligação”

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
O arquitecto japonês Toyo Ito, Prémio Pritzker em 2013, vai estar no Porto, no Grande Auditório do Teatro Rivoli, no próximo dia 7 de Novembro, para uma conferência organizada pelo portal Espaço de Arquitetura e o Forúm do Futuro, chamada “Nova Arena Pública/Novo Espaço Público”. A moderação está a cargo de Marta Pedro.
Sobre a conferência, a organização deixa algumas questões que serão focadas no evento: “A ideia de espaço público está marcada de forma indelével pela Grécia Antiga e é impossível separar a cultura clássica da sua arquitectura alicerçada na pólis. Milénios depois, as ruínas de ágoras, anfiteatros, templos, estádios e outros edifícios públicos simbolizam o que foi a Antiguidade. O que simbolizarão, no futuro, as ruínas contemporâneas? A partir de que princípios clássicos devemos construir (ou reconstruir) o espaço público?”
Toyo Ito “analisará nesta sessão a importância dos projectos de reconstrução (quebra-mares, alojamentos temporários, habitação social, etc.) e das ruínas que têm surgido no Japão nos últimos anos devido a inúmeros desastres naturais”, garante a mesma fonte.
Segundo a organização, o arquiteto defende que essas novas estruturas objectivam a natureza e respeitam a individualidade a tal ponto que levam a um fenómeno de “segregação” – quer das pessoas entre si, quer das pessoas com a natureza.
Nesta conversa, Toyo Ito explicará de que forma a arena pública de hoje precisa de encontrar uma nova filosofia que, utilizando tecnologias avançadas, substitua a “segregação” pela “ligação”.