Trienal procura propostas para Projectos Associados
Todos estes eventos darão corpo a uma programação paralela de acontecimentos variados
CONSTRUIR
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
PCS apresenta sistema construtivo “100% nacional e sustentável!
“Este é o momento de agir com um sentido de Estado, criando condições fiscais favoráveis para o mercado da habitação”
Portugal participa no Troféu Placo do Grupo Saint-Gobain
Investimento imobiliário 3º trimestre de 2024 inicia retoma de performance
Maior grupo italiano de engenharia e contratação geral leiloa maquinaria
Lisboa recebe fórum europeu sobre eficiência energética em edifícios
CMM promove seminário “Portugal Steel” na Concreta
Recuo do IVA a 6% na construção para habitação
A Trienal está à procura de propostas nacionais e internacionais independentes de projectos autofinanciados, que se articulem e complementem a programação central da 5ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, que terá lugar entre 3 de Outubro e 2 de Dezembro de 2019.
Os Projectos Associados podem ser exposições, workshops, conversas, ou mesmo, uma novidade este ano, eventos de cinema ou música. A condição é a de que “lidem com as problemáticas da arquitectura e estejam interessados na efervescência do debate”. As candidaturas terminam a 31 de Outubro de 2018.
Programação paralela
A Trienal de Lisboa recorda que, todos estes eventos darão corpo a uma programação paralela de acontecimentos variados que pretende garantir a centralidade de Lisboa no debate arquitectónico internacional. “Queremos também que se mostre uma produção independente, rica, de grande relevância e valor, tão essencial para os mecanismos culturais vivos da cidade”, sublinha.
Para o efeito, a organização da Trienal refere que o que se pretende é que os “projectos apresentados permitam estimular e questionar a prática e reflexão da racionalidade na arquitectura, consolidando a programação desta edição e assegurando um panorama criativo e cultural mais alargado. As propostas têm assim a oportunidade de ser expostas tanto a um público alargado como específico e dedicado, tirando partido de um evento reconhecido no meio cultural nacional e internacional”.
A selecção dos Projectos Associados será feita pelos curadores da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2019, equipa liderada pelo Curador-geral Éric Lapierre, composta por Sébastien Marot, Mariabruna Fabrizi, Fosco Lucarelli, Ambra Fabi, Giovanni Piovene, Laurent Esmilaire, Tristan Chadney e Vasco Pinelo de Melo (consultor). Serão seleccionados até 12 projectos, podendo, contundo, “este número variar em função da qualidade e pertinência das propostas apresentadas”, salienta a Trienal.
A mesma fonte garante que, “todas as propostas serão avaliadas em função da sua qualidade intrínseca, viabilidade e relação com o programa principal da 5ª edição da Trienal”.
“A Poética da Razão”
Sob o tema “A Poética da Razão”, a próxima Trienal pretende declarar que, “com todas as suas dimensões subjectivas e não-científicas, a base da arquitectura é a razão, e que o seu objectivo máximo é trazer luz à especificidade dessa mesma razão”. Um assentar na racionalidade, que, de acordo com a equipa por detrás desta 5ª edição, “é fundamental para que a arquitectura seja entendida e partilhada por todos”. Nesse sentido, sublinham, “como resultado da massificação da construção, todos têm direito a entender a arquitectura sem ter conhecimento prévio especializado nesta área”.
À semelhança das edições anteriores, a edição de 2019 terá uma extensa programação que apresenta algumas novidades estruturais e programáticas. Mantem-se a lógica de estreitas parcerias com algumas das mais relevantes instituições nacionais e internacionais.
Nesse sentido, as habituais quatro exposições nucleares passam a cinco que estarão no Palácio Sinel de Cordes – “Beleza Natural” com curadoria de Laurent Esmilaire e Tristan Chadney -, no Centro Cultural de Belém – Garagem Sul – “Do Lado do Campo: Permacultura para Arquitectos” com curadoria de Sébastien Marot -, no MAAT – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia – “Economia de Meios” com curadoria de Éric Lapierre -, aos quais se juntam, em 2019, a Galeria Millennium – “Espaço Interior” com curadoria de Mariabruna Fabrizi e Fosco Lucarelli -, e a Culturgest – “O Que é o Ornamento?”, com curadoria de Ambra Fabi e Giovanni Piovene. Cada uma das exposições que compõe a Trienal 2019 toma um aspecto ou dimensão particular do tema “A Poética da Razão”, numa tentativa de circunscrever o que está em jogo na racionalidade da arquitectura.
Segundo a Trienal de Arquitectura de Lisboa, outro dos momentos basilares é o programa Talk Talk Talk que será construído a partir dos temas das várias exposições, e que irá trazer reflexão e investigação, por meio de agentes de renome do panorama internacional da Arquitectura. Terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, de 28 a 30 de Novembro de 2019.
Previstas estão também as atribuições dos Prémios Carreira Millennium bcp, Début e Universidades. Pela primeira vez, as cerimónias de entrega dos dois primeiros, e respectivas conferências, terão lugar durante a semana inaugural de 3 a 5 de Outubro de 2019.
De salientar ainda que, a identidade visual desta 5ª edição foi concebida pelo designer português Marco Balesteros do atelier Letra.