Li Han vence Architecture Drawing Prize 2018
O The Architecture Drawing Prize é atribuído pelo World Architecture Festival (WAF)

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
“The Samsara of Building No. 42 on Dirty Street”
Li Han, um dos sócios fundadores do Drawing Architecture Studio, localizado em Pequim, foi o vencedor da 2ª edição do The Architecture Drawing Prize 2018, atribuído pelo World Architecture Festival, com o trabalho intitulado “The Samsara of Building No. 42 on Dirty Street”.
Segundo o World Architecture Festival, trata-se de uma narrativa visual cronológica do desenvolvimento de um edifício residencial em Pequim, China, entre 2008 e 2017. O desenho mostra como o edifício passou de habitação em apartamentos regulares para, de uma forma aparentemente espontânea, um edifício com fracções comerciais que ocuparam os antigos apartamentos.
Li Han “utiliza o desenho para examinar a relação entre a sociedade civil e o Estado no desenvolvimento urbano”, sublinha o Festival.
Narinder Sagoo, sócio da Foster + Partners e um dos júris do Prémio, comenta: “Este desenho desafia os preconceitos da apresentação digital. Ele conta centenas de histórias ao longo de nove anos em que a arquitectura, as cidades e a vida das pessoas mudam. É importante para todos os arquitectos considerar a vida dos edifícios ao longo do tempo. O desenho captura a energia de um projecto. É possível sentir a velocidade da cidade e ouvir o ruído”.
O prémio, que será entregue no World Architecture Festival (WAF), que se realiza este ano em Amsterdão de 28 a 30 de Novembro, é organizado pelo WAF, pelo Museu de Sir John Soane e pela Make Architects.
No concurso, participaram concorrentes de 31 países, sendo que 55% deles são arquitectos, 12% são designers e 33% são estudantes.
Os vencedores e a lista de finalistas estarão expostos numa exposição dedicada no Museu Sir John Soane, em Londres, de 17 de Outubro a 18 de Novembro. Na WAF, em Novembro, os vencedores serão exibidos no stand dedicado ao Prémio de Desenho.