Primeira habitação pode deixar de ser penhorada
Ao mesmo tempo, desde 2016 que está em vigor uma lei que impede que o Fisco possa vender casas de habitação própria e permanente para recuperar dívidas. Na prática, a Autoridade Tributária pode penhorar as casas, mas a venda das mesmas fica suspensa, para que o devedor possa pagar a sua dívida
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A iniciativa, que faz parte da proposta de Lei de Bases da Habitação, desenhado pela deputada Helena Roseta e apresentado em Abril deste ano, deverá ser proposto num projecto à parte.
O Partido Socialista (PS) vai apresentar uma proposta para impedir que as casas de primeira habitação sejam penhoradas como forma de pagamento de dívidas ao Fisco e à Segurança Social, segundo o Correio da Manhã, que avança ainda que a proposta deve contar com o apoio do Bloco de Esquerda e do PCP.
No esboço da Lei de Bases da Habitação, o artigo referente à “Protecção e Acompanhamento no Despejo” define que “os cidadãos gozam de protecção contra o despejo quando esteja em causa a sua primeira habitação”. Para isso, “são garantidas, nomeadamente, a impenhorabilidade da casa de família para satisfação de créditos fiscais ou contributivos, nos termos da lei“.
Ao mesmo tempo, desde 2016 que está em vigor uma lei que impede que o Fisco possa vender casas de habitação própria e permanente para recuperar dívidas. Na prática, a Autoridade Tributária pode penhorar as casas, mas a venda das mesmas fica suspensa, para que o devedor possa pagar a sua dívida.