Universidade de Coimbra parceira em projecto europeu sobre iluminação eficiente
O projecto está já a ser testado pela Câmara Municipal da Figueira da Foz (CMFF), através da implementação de sistemas de iluminação LED -Light Emitting Diode – de elevada eficiência (iluminação interior e exterior) no sector dos serviços públicos e privados
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Financiado pelo programa de investigação e inovação da Comissão Europeia, Horizonte 2020, o PremiumLightPro reúne em consórcio vários centros de investigação e empresas da Áustria, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Itália, Polónia, Portugal, República Checa e Reino Unido. Em Portugal, o projecto conta como parceiro o Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
O projecto está já a ser testado pela Câmara Municipal da Figueira da Foz (CMFF), através da implementação de sistemas de iluminação LED -Light Emitting Diode – de elevada eficiência (iluminação interior e exterior) no sector dos serviços públicos e privados.
São disso exemplos, a iluminação da Praia da Claridade e o Parque de Campismo Municipal, que se apresenta hoje completamente renovado. Em ambos os casos, a autarquia utilizou critérios muito restritos relativamente à eficiência dos componentes a utilizar nos sistemas de iluminação, tendo também incluído a telegestão.
Com estas medidas, a autarquia da Figueira da Foz pretende economizar já, anualmente, 62 mil euros, prevendo aumentar as poupanças até um milhão de euros por ano na factura de energia eléctrica com os próximos investimentos no sistema de Iluminação Pública.
O grande objectivo do PremiumLightPro, iniciado em 2016, é “apoiar a implementação de soluções de iluminação LED de alta qualidade e eficiência através do desenvolvimento de instrumentos e serviços adequados”, salienta Carlos Patrão, um dos investigadores do ISR.
As tecnologias de iluminação LED “oferecem uma ampla gama de aplicações assim como poupanças de energia eléctrica muito significativas em diversas e variadas situações, desde escolas, ruas, parques de campismo e de estacionamento, parques infantis e edifícios administrativos, entre outros”, explica Carlos Patrão.