AMAG organiza Congresso Internacional de Arquitectura e Arte
O evento acontece de 3 a 8 de Setembro e entre os nomes confirmados estão Manuel Aires Mateus, Eduardo Souto Moura, José Pedro Croft e Francis Kere

CONSTRUIR
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Sindicatos do sector apresentam revisão do CCT
Governo aprova resposta às tarifas com pacote de medidas de volume “superior a 10MM€”
Savills coloca multinacional chinesa Aosheng no Panattoni Park em Valongo
Tektónica’25 com preocupação em acompanhar a evolução do sector
Artebel e Topeca criam argamassa de assentamento térmica do mercado
VELUX com nova vice-presidente executiva para a região de Portugal e Espanha
Tektónica e SIL em destaque na edição 528 do CONSTRUIR
Keller Williams Portugal anuncia expansão para os Açores
A editora e revista AMAG organiza de 3 a 8 de Setembro, a 2ª edição do Congresso Internacional de Arquitectura e Arte (AAICO), uma iniciativa que, sublinha, “vai reunir no grande Porto mais de 30 arquitectos e artistas de referência nacional e internacional”. Entre os nomes já confirmados estão Manuel Aires Mateus, Eduardo Souto Moura, José Pedro Croft, Tony Freton, Marc Dubois, Francis Kere e Carmony Gorarke.
Ana Leal, fundadora da editora AMAG partilha: “para esta segunda edição, preparámos um programa auspicioso. Será uma semana dedicada à arte e arquitectura, que se divide entre conferências, workshops, exposições e visitas guiadas, com a colaboração de mais de 30 arquitectos e artistas de referência nacional e internacional, uma capacidade ate 500 participantes com o apoio de três entidades de referência: a Casa da Arquitectura (CA), a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e a Fundação Serralves.”
“A primeira edição do AICO, em 2010, foi uma iniciativa que ficou na memória de todo os seus participantes. Em 2018, assinalamos o 7.º aniversário da editora e da revista AMAG e queremos por isso celebrar continuando a trabalhar para a divulgação e aproximação da arquitectura, acreditando que o AAICO 2018, seja uma experiência ainda mais enriquecedora para todos e um momento de debate, de partilha e de aprendizagem, reunindo as disciplinas da arte e arquitectura”, refere a mesma responsável.
A iniciativa que, pretende promover a prática e as disciplinas da arquitectura e arte, potenciar, desenvolver e estreitar relações entre arquitectos, designers, artistas, estudantes e também com a comunidade em geral, vai contar com um programa que contempla actividades complementares e/ou simultâneas entre as três instituições parceiras. Nomeadamente, a realização de workshops e master classes na FAUP, workshops para os mais pequenos (entre os 8 e os 12 anos), conferências e mesas redondas na Casa da Arquitectura e visitas guiadas a espaços de referência no Porto e em Matosinhos. Simultaneamente, decorrerá um programa paralelo de exposições e também um concurso que premiará uma proposta na reabilitação de uma estrutura industrial.
As inscrições para o congresso estão já a decorrer e garantem a participação no programa completo do congresso: assistência a 30 conferências e participação em 1 workshop ou 4 masterclasses, concurso, visitas guiadas, e, no final, à atribuição de um diploma de participação. O bilhete para programa pode ser adquirido online com um desconto de 25% ate ao 15 de Agosto.
O AAICO é organizado por a editora AMAG em parceria com a Casa da Arquitectura, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Fundação Serralves e apoio institucional da Ordem dos Arquitectos. A Fundação EDP e a OTIIMA são os principais mecenas desta iniciativa.