AMAG organiza Congresso Internacional de Arquitectura e Arte
O evento acontece de 3 a 8 de Setembro e entre os nomes confirmados estão Manuel Aires Mateus, Eduardo Souto Moura, José Pedro Croft e Francis Kere
CONSTRUIR
Portalegre: Governo promete medidas que respondam a “ilha rodoviária” no distrito
“Portugal tem de trabalhar para não ser só um ponto de passagem”
Azores Retail Park representa um investimento de 40M€
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
A editora e revista AMAG organiza de 3 a 8 de Setembro, a 2ª edição do Congresso Internacional de Arquitectura e Arte (AAICO), uma iniciativa que, sublinha, “vai reunir no grande Porto mais de 30 arquitectos e artistas de referência nacional e internacional”. Entre os nomes já confirmados estão Manuel Aires Mateus, Eduardo Souto Moura, José Pedro Croft, Tony Freton, Marc Dubois, Francis Kere e Carmony Gorarke.
Ana Leal, fundadora da editora AMAG partilha: “para esta segunda edição, preparámos um programa auspicioso. Será uma semana dedicada à arte e arquitectura, que se divide entre conferências, workshops, exposições e visitas guiadas, com a colaboração de mais de 30 arquitectos e artistas de referência nacional e internacional, uma capacidade ate 500 participantes com o apoio de três entidades de referência: a Casa da Arquitectura (CA), a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e a Fundação Serralves.”
“A primeira edição do AICO, em 2010, foi uma iniciativa que ficou na memória de todo os seus participantes. Em 2018, assinalamos o 7.º aniversário da editora e da revista AMAG e queremos por isso celebrar continuando a trabalhar para a divulgação e aproximação da arquitectura, acreditando que o AAICO 2018, seja uma experiência ainda mais enriquecedora para todos e um momento de debate, de partilha e de aprendizagem, reunindo as disciplinas da arte e arquitectura”, refere a mesma responsável.
A iniciativa que, pretende promover a prática e as disciplinas da arquitectura e arte, potenciar, desenvolver e estreitar relações entre arquitectos, designers, artistas, estudantes e também com a comunidade em geral, vai contar com um programa que contempla actividades complementares e/ou simultâneas entre as três instituições parceiras. Nomeadamente, a realização de workshops e master classes na FAUP, workshops para os mais pequenos (entre os 8 e os 12 anos), conferências e mesas redondas na Casa da Arquitectura e visitas guiadas a espaços de referência no Porto e em Matosinhos. Simultaneamente, decorrerá um programa paralelo de exposições e também um concurso que premiará uma proposta na reabilitação de uma estrutura industrial.
As inscrições para o congresso estão já a decorrer e garantem a participação no programa completo do congresso: assistência a 30 conferências e participação em 1 workshop ou 4 masterclasses, concurso, visitas guiadas, e, no final, à atribuição de um diploma de participação. O bilhete para programa pode ser adquirido online com um desconto de 25% ate ao 15 de Agosto.
O AAICO é organizado por a editora AMAG em parceria com a Casa da Arquitectura, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Fundação Serralves e apoio institucional da Ordem dos Arquitectos. A Fundação EDP e a OTIIMA são os principais mecenas desta iniciativa.