Estudantes de arquitectura constroem Casa de Brincar em Perafita
A Casa da Brincar será edificada durante o mês de Agosto no âmbito de um laboratório de autoconstrução promovido por a Casa da Arquitectura
CONSTRUIR
Madeira de freixo e cortiça vão equipar Pavilhão de Portugal na Expo de Osaka
Kodawari Residences anuncia Fernando Cunha como director de Operações em Portugal
Grupo Libertas avança com construção do Lux Garden EVO
Número de casas vendidas sobe 27,7% em 2024
João Tinoco junta-se à equipa de capital markets da Worx
Governo cria “estrutura de gestão” para acompanhar projectos de aeroportos
Cushman & Wakefield comercializa em exclusivo edifício Báltico
Câmara de Lisboa recupera edifício pombalino em investimento de 4,9 M€
Metas de descarbonização da Cimpor validadas pela SBTi
Vanguard Properties lança novo posicionamento focado no detalhe e a dimensão emocional da marca.
A Câmara Municipal de Matosinhos, na pessoa da sua presidente, Luísa Salgueiro, deu início à concretização da iniciativa Espaço de Partilha, que permitirá construir um edifício polivalente e lúdico no Conjunto Habitacional da Guarda, em Perafita.
Como recorda a autarquia, a Casa da Brincar será edificada durante o mês de Agosto no âmbito de um laboratório de autoconstrução promovido por a Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura.
Nesse sentido, o equipamento de apoio à comunidade nascerá em regime de voluntariado e será executado por vinte estudantes de arquitectura vindos dos cinco continentes, sob coordenação do arquitecto italiano Roberto Cremascoli. Os moradores do bairro estão também envolvidos no projecto, contribuindo com ideias para a concretização deste Lugar de Partilha e/ou colaborando nos trabalhos de construção.
O projecto é fruto da colaboração entre a Casa da Arquitectura, a Câmara Municipal de Matosinhos, a empresa municipal MatosinhosHabit e a União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo e o programa Lugar de Partilha parte de uma filosofia que, recorda a Câmara de Matosinhos, “pretende demonstrar que o envolvimento das comunidades no projecto é crucial para a manutenção posterior dos equipamentos públicos”.
O trabalho prévio à construção teve já início, prevendo-se que a infra-estrutura esteja concluída no dia 11 de Agosto.