Candidaturas ao programa da Turismo Fundos decorrem até 31 de Julho
Estão já em curso 43 projectos turísticos no âmbito da Turismo Fundos, um programa que disponibiliza cerca de 25 milhões de euros para empreendimentos que visem dinamizar a economia local e regional

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
A Turismo Fundos, detida maioritariamente pelo Turismo de Portugal, lançou recentemente um programa de investimentos na ordem dos 25 milhões de euros para projectos turísticos em territórios de baixa densidade. As candidaturas decorrem até 31 de Julho.
De acordo com Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, “estão já em curso 43 investimentos em empreendimentos turísticos nas regiões de baixa densidade”, sendo que “é esperado que este incentivo possa abrir espaço para 20 novos investimentos”, tendo em conta o montante ainda disponível.
O programa destina-se a pequenas e médias empresas cujos projectos de investimento traduzam a valorização económica dos activos imobiliários através de actividades turísticas, ou outras relacionadas, que promovam o desenvolvimento, a dinamização e a sustentabilidade das economias locais e regionais.
São factores diferenciadores o contributo para a redução das assimetrias regionais e sazonalidade na procura dos territórios, para a valorização do património cultural e natural do país, assim como, para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais e o grau de inovação do projecto a realizar.
A Turismo Fundos pretende, assim, intensificar a sua intervenção através dos fundos de investimento que tem sob gestão, que permitem disponibilizar às empresas recursos financeiros imediatos, pela respectiva alienação dos seus activos patrimoniais aos fundos e subsequente tomada de arrendamento.
De acordo com a Secretária de Estado, “quem quiser explorar uma casa numa aldeia pode colocá-la num fundo imobiliário, que a compra, e fica depois a cobrar uma renda ao promotor.”