O Eurovision Village, espaço criado no Terreiro do Paço, em Lisboa, no âmbito do Festival Eurovisão da Canção, concebido pelo estúdio Mood para acolher a programação paralela do evento e envolver a população da cidade e os turistas, foi viabilizado pelo envolvimento da Corticeira Amorim, nomeadamente a Amorim Isolamentos, que forneceu 500 blocos de cortiça para a cenografia do espaço.
Sobre a selecção da cortiça para o espaço lounge, Cristina Andrade, Coordenadora da Eurovision Village, explica: “Seleccionamos a cortiça para este espaço por ser uma matéria-prima portuguesa. A esta questão, que num evento com estas características poderia por si só justificar a sua utilização, junta-se o facto de este ser um material 100% ecológico, confortável, multifunções, ou seja, versátil, e esteticamente muito bonito, que tem associado uma enorme riqueza.”
A mesma responsável acrescenta ainda que: “ Com este conjunto de argumentos, facilmente conseguimos convencer a organização internacional do Eurovision Song Contest que a cortiça era o material ideal para o espaço e envolver a Amorim Isolamentos, cujo apoio foi essencial para o resultado que agora vemos.”
Sobre o projecto, Rita Muralha e Raul Santos, do estúdio Mood, comentam: “Para a elaboração do projecto da área lounge e esplanada do Eurovision Village, a colaboração com a Amorim foi decisiva. Utilizámos os blocos de cortiça prensada, normalmente destinados a isolamento, e criámos muretes e mobiliário. Estes blocos, maciços e autoportantes, são ideais para este tipo de projecto efémero dadas as suas características. Podem quase funcionar como um LEGO gigante, dando um aspecto final muito contemporâneo. Para além disto, é um material português de excelência, 100% natural. Também isto, dado que o projecto está integrado num evento de grande visibilidade internacional, faz todo o sentido para divulgarmos e promovermos o que se faz no nosso país.”
Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, a Amorim Isolamentos recorda que o material é “tipicamente usado como solução de isolamento para projectos de construção sustentável”, contudo, “o aglomerado de cortiça expandida tem vindo a afirmar-se como uma matéria-prima de excelência para projectos de design de interiores”.
Prova disso são os inúmeros eventos em que tem sido utilizado, nomeadamente o Archi Summit, um projecto que juntou Manuel Aires Mateus e o estúdio de arquitectura SAMI na famosa pala do Pavilhão de Portugal; a Praça de Verão de José Neves para o CCB ou a Moda Lisboa, um projecto também liderado pelo estúdio Mood.
Carlos Manuel Oliveira, Diretor Geral da Amorim Isolamentos sublinha que é “uma satisfação ver a cortiça, um material iminentemente nacional e de grande qualidade, num evento que acolherá as comitivas de todo o mundo que, desta forma, poderão estar em contacto com esta matéria-prima. O Festival Eurovisão da Canção projecta Portugal e a sua cultura, pelo que nos pareceu natural a associação da cortiça ao evento.”
O Eurovision Village está instalado no Terreiro do Paço e é o local onde, até 12 de Maio, serão promovidas as entrevistas que antecipam o Festival e a partir de onde se acompanham todos os preparativos deste mega evento, organizado este ano a partir de Portugal.