Éric Lapierre, curador geral da 5ª Trienal de Arquitectura de Lisboa e José Mateus, Presidente da Trienal
A obra do FPM 41 – o novo edifício de escritório que está a nascer no centro de Lisboa (Picoas), da autoria do gabinete Barbas Lopes Arquitectos -, foi o palco escolhido por Éric Lapierre, curador geral da 5ª Trienal de Arquitectura de Lisboa e José Mateus, Presidente da Trienal, para apresentarem o tema e as principais linhas programáticas da edição que acontece entre 3 de Outubro e 2 de Dezembro de 2019.
Sob “A Poética da Razão”, a próxima Trienal pretende declarar que, “com todas as suas dimensões subjectivas e não-científicas, a base da arquitectura é a razão, e que o seu objectivo máximo é trazer luz à especificidade dessa mesma razão”. Um assentar na racionalidade, que, de acordo com a equipa por detrás desta 5ª edição, “é fundamental para que a arquitectura seja entendida e partilhada por todos”. Nesse sentido, sublinham, “como resultado da massificação da construção, todos têm direito a entender a arquitectura sem ter conhecimento prévio especializado nesta área”.
À semelhança das edições anteriores, a edição de 2019 terá uma extensa programação que apresenta algumas novidades estruturais e programáticas. Mantem-se a lógica de estreitas parcerias com algumas das mais relevantes instituições nacionais e internacionais.
Nesse sentido, as habituais quatro exposições nucleares passam a cinco que estarão no Palácio Sinel de Cordes – “Beleza Natural” com curadoria de Laurent Esmilaire e Tristan Chadney -, no Centro Cultural de Belém – Garagem Sul – “Do Lado do Campo: Permacultura para Arquitectos” com curadoria de Sébastien Marot -, no Maat – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia – “Economia de Meios” com curadoria de Éric Lapierre -, aos quais se juntam, em 2019, a Galeria Millennium – “Espaço Interior” com curadoria de Mariabruna Fabrizi e Fosco Lucarelli -, e a Culturgest – “O Que é o Ornamento?”, com curadoria de Ambra Fabi e Giovanni Piovene. Cada uma das exposições que compõe a Trienal 2019 toma um aspecto ou dimensão particular do tema “A Poética da Razão”, numa tentativa de circunscrever o que está em jogo na racionalidade da arquitectura.
Segundo a Trienal de Arquitectura de Lisboa, outro dos momentos basilares é o programa Talk Talk Talk que será construído a partir dos temas das várias exposições, e que irá trazer reflexão e investigação, por meio de agentes de renome do panorama internacional da Arquitectura. Terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, de 28 a 30 de Novembro de 2019.
Previstas estão também as atribuições dos Prémios Carreira Millennium bcp, Début e Universidades. Pela primeira vez, as cerimónias de entrega dos dois primeiros, e respectivas conferências, terão lugar durante a semana inaugural de 3 a 5 de Outubro de 2019.
Nota para o facto de, as chamadas para propostas para o Prémio Début, dirigido a profissionais ou ateliers com idade até 35 anos, serão abertas de 24 de Maio de 2018 a 26 de Março de 2019. No caso do Prémio Universidades, dirigido a escolas de Arquitectura de todo o mundo, terá chamadas abertas de 24 de Maio de 2018 a 30 de Abril de 2019.
Seguindo a lógica de fomento da diversidade e complementaridade de olhares e conteúdos, de 24 de Maio a 31 de Outubro de 2018, estará aberto um call que apela à apresentação de Projectos Associados independentes a realizar em Lisboa durante o período da 5ª edição da Trienal.
Recorde-se que, a par do financiamento obtido através do concurso de Apoio Sustentado às Artes da Direcção-Geral das Artes (2018-2021), a Trienal beneficia de fundos europeus através da Future Architecture Platform. Para além das co-produções com os cinco espaços culturais de referência em Lisboa já mencionados, destacam-se as parcerias estratégicas com a Câmara Municipal de Lisboa, a Fundação Millennium bcp e a Fundação EDP – desenvolvidas desde 2007 – e o reforço da parceria institucional com a EGEAC.
De salientar ainda que, a identidade visual desta 5ª edição foi concebida pelo designer português Marco Balesteros do atelier Letra. #gallery-2 { margin: auto; } #gallery-2 .gallery-item { float: left; margin-top: 10px; text-align: center; width: 50%; } #gallery-2 img { border: 2px solid #cfcfcf; } #gallery-2 .gallery-caption { margin-left: 0; } /* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */