João Mendes Ribeiro integra programa de evento sobre cenografia em Leiria
A “Iliusão do Real” pretende “sensibilizar para o papel da cenografia na criação de ambientes, tanto nas artes como no quotidiano”

CONSTRUIR
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Sindicatos do sector apresentam revisão do CCT
Governo aprova resposta às tarifas com pacote de medidas de volume “superior a 10MM€”
Savills coloca multinacional chinesa Aosheng no Panattoni Park em Valongo
Tektónica’25 com preocupação em acompanhar a evolução do sector
Artebel e Topeca criam argamassa de assentamento térmica do mercado
VELUX com nova vice-presidente executiva para a região de Portugal e Espanha
Tektónica e SIL em destaque na edição 528 do CONSTRUIR
Keller Williams Portugal anuncia expansão para os Açores
A partir de 23 de Março e até 8 de Abril, a arte da cenografia vai estar no centro de uma vasta programação em Leiria, que pretende “sensibilizar para o papel da cenografia na criação de ambientes, tanto nas artes como no quotidiano”. Intitulado “A Ilusão do Real”, o evento tem o apoio institucional da OASRS.
Do programa fazem parte duas masterclasses e um workshop, seguidos de tertúlias com o arquitecto e cenógrafo João Mendes Ribeiro no dia 24 de Março, no m|i|mo, o artista plástico Nuno Viegas, a 31 de Março, na Arquivo – Bens Culturais e a cenógrafa Marta Carreiras a 7 de Abril, no Espaço Leirena Teatro.
Entre 23 de Março e 8 de Abril, a cenografia da autoria de Nuno Viegas para o espetáculo “O Penico do Marquês” estará exposta no Joana Marcelino Studio. De 24 de Março a 8 de Abril, a antiga sede do Jornal de Leiria recebe a exposição de 10 painéis de vários projetos de cenografia de João Mendes Ribeiro.
Para o dia 7 de Abril, no âmbito do encerramento do evento, está ainda previsto um espetáculo multidisciplinar que aliará a dança, a música, a poesia e a video-instalação.
A “Ilusão do Real” nasce da parceria entre a Arquivo – Bens Culturais, Riscas Vadias, Joana Marcelino Studio e Leirena Teatro – Companhia de Teatro de Leiria e conta com o apoio do Município de Leiria.