23 M€ para modernizar ligação ferroviária entre Elvas e Caia
A par disso, foi também lançado o concurso para a construção do novo troço entre Évora e Elvas
CONSTRUIR
Piquet Realty reforça presença no Algarve com novo escritório
Novo crédito à habitação cresce 34,7% em Setembro
NOS Smart Home comemora 1º aniversário com 1704 casas inteligentes no mercado
TEDi reforça presença em Portugal com abertura de nova loja no Alfândega Park
Câmara de Sintra investe mais de 2M€ em novos edifícios modulares para escolas
Simon e Finsa criam sistema modular de painéis Ziclick
Guilherme Grossman é o novo CEO da Consultan
AM48 recupera edifício abandonado há 20 anos em Aveiro
SES Energia e Autódromo Internacional do Algarve concretizam CEE
Porto Business School consolida “caminho para a sustentabilidade dos negócios”
A criação do Corredor Internacional Sul deu os primeiros passos. Esta segunda-feira começaram os trabalhos de modernização do troço da Linha do Leste, com 11 quilómetros de extensão, entre Elvas e Caia (fronteira com Espanha), cujo investimento previsto para a realização das obras é de 23,2 milhões de euros. A par disso, foi também lançado o concurso para a construção do novo troço entre Évora e Elvas.
As obras de modernização no troço ferroviário entre Elvas e Caia contemplam a ampliação da Estação Ferroviária de Elvas de forma a permitir a manobra de comboios de mercadorias com 750 metros, o melhoramento das diferentes linhas, o melhoramento dos acessos pedonais, a renovação integral da superestrutura de via, instalação de infraestruturas para futura implementação de sinalização electrónica (ETCS e GSM-R) e telecomando de catenária; melhoria da segurança na circulação rodoferroviária, através da construção de desnivelamentos rodoviários e restabelecimentos, para supressão das quatro passagens de nível existentes ao longo do troço e substituição dos tabuleiros e reforço dos pilares das pontes Ferroviárias do Caiola e do Caia.
Presente na cerimónia de apresentação do projecto ferroviário, Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, anunciou que o investimento na construção do troço entre Elvas e Évora é de 509 milhões de euros e a obra deverá começar no primeiro trimestre de 2019, para ficar concluída em 2022.
O Plano Ferrovia 2020, que promove as ligações com Espanha e a modernização dos principais eixos ferroviários, engloba, no total, um investimento superior a dois mil milhões de euros, dando especial destaque ao transporte de mercadorias e ao transporte público de passageiros.
Apesar de não avançar números, o Governo revela ainda que, em Março, vai iniciar-se, também, a obra da linha da Beira Baixa, que permitirá a utilização do troço entre Covilhã e a Guarda, que estava encerrado há uma década.