FAUP lança Ciclo de Conferências Internacional
“A reflexão a realizar tem por base uma ideia de Arquitectura que mantém a ambição de ser universalista no que respeita aos temas-chave disciplinares, sem que deixe de vincular-se ao contexto que lhe dá origem”
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) vai receber alguns dos mais importantes nomes da nova geração da Arquitectura Contemporânea mundial entre Fevereiro e Abril de 2018 para participar no Ciclo Internacional de Conferências intitulado “Contexto(s) na Arquitectura Contemporânea: 5 Continentes”.
Nesse âmbito, pela primeira vez em Portugal vão estar os arquitectos Issa Diabaté (Costa do Marfim, África), Paul Owen (Austrália, Oceânia), Rick Joy (E.U.A., América), e Li Xiaodong (China, Ásia). David Chipperfield (Inglaterra, Europa), assinala um regresso à FAUP depois de em 1990 ter passado ainda enquanto jovem arquitecto pelo ciclo “Discursos sobre Arquitectura”.
O arquitecto Issa Diabaté, director do atelier Koffi & Diabaté Architects e co-fundador do Koffi & Diabaté Group baseados na Costa de Marfim, inaugura o Ciclo Internacional no próximo dia 28 de Fevereiro, no Auditório Fernando Távora, na FAUP.
Posteriormente, o Ciclo prossegue com o arquitecto da Oceânia Paul Owen, a 22 de Março, seguindo-se com Rick Joy, oriundo da América, a 11 de Abril, Li Xiaodong, da Ásia, no dia 18 de Abril, e David Chipperfield, do continente europeu em data a anunciar em breve.
Segundo nota de imprensa enviada pela FAUP ao CONSTRUIR, “a forte atenção ao contexto físico e cultural, a relação próxima à vida e às pessoas, e a simultânea vocação universalista na referência a temas centrais disciplinares poderão definir algumas das mais relevantes características da Arquitectura Portuguesa. Esse possível traço identitário serve de ponto de partida para a organização deste ciclo internacional de conferências, tendo como objectivo aprofundar o conhecimento em torno de temas com pertinência contemporânea e internacional. Com o propósito de confrontar o pensamento contemporâneo nacional com a actualidade internacional, pretende-se alargar o olhar aos 5 continentes”.
Na mesma nota a FAUP explica que “a reflexão a realizar tem por base uma ideia de Arquitectura que mantém a ambição de ser universalista no que respeita aos temas-chave disciplinares, sem que deixe de vincular-se ao contexto que lhe dá origem, expressando-o directa ou subtilmente. Ou seja, a ideia de Arquitetura que se deseja debater atribui um papel central à dimensão sensorial e fenomenológica como um dos seus ‘materiais’ centrais, dimensão essa fundada num local e cultura concretos, e sempre centrada tanto no Homem, como na vida”.
A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto acredita que a reflexão “tem relevância para lá da Arquitectura e alarga-se à cultura portuguesa latu senso, tendo em consideração o modo como esta se posiciona e confronta internacionalmente”.
Nesse sentido, sublinha, “trata-se de um debate cuja pertinência transcende as fronteiras nacionais e se alarga a todas as geografias que partilham o mesmo tipo de interesses. Uma reflexão comum em torno de um leque de preocupações convergentes é, em suma, o propósito desta iniciativa da FAUP”.
De salientar que, na sequência do Ciclo Internacional de Conferências, será lançada uma publicação com o propósito de possibilitar o registo e uma divulgação mais alargada da iniciativa, que é uma organização da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), através do seu centro de investigação, CEAU. E uma acção conjunta dos grupos de investigação Arquitectura: Teoria, Projecto, História + Atlas da Casa. São coordenadores os docentes Ana Neiva e José Cabral Dias.