Siza pela lente de Luís Ferreira Alves em exposição no NorteShopping
A exposição de fotografia, é composta por 14 imagens de grande formato tiradas à Casa de Beires de Siza Vieira
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
A partir do próximo dia 17 de Fevereiro, o Silo-Espaço Cultural no NorteShopping, recebe a exposição de fotografia “Siza-Uma Casa Habitada”, da autoria de Luís Ferreira Alves. Os dois “actores principais” desta mostra – Siza Vieira e Luís Ferreira Alves – marcam presença na inauguração, com uma conversa.
A exposição de fotografia, é composta por 14 imagens de grande formato tiradas à Casa de Beires de Siza Vieira e é o resultado de uma visita que Luís Ferreira Alves fez em 1986 à Póvoa de Varzim para fotografar duas casas de Siza Vieira, uma delas a casa da família Beires.
Reza a história que, nesta sua deslocação ao local, deparou-se com a casa semicoberta de vegetação, quase impossível de fotografar e que em conversa com Siza Vieira, este terá dito “Hei-de fazer uma casa infotografável!”.
30 anos depois os dois revisitaram a casa e encontraram a Casa de Beires submersa numa densa floresta. Luís Ferreira Alves encontrou então uma forma diferente de a fotografar – “não como uma ruína mas como uma casa que foi habitada por diversas gerações que a marcaram com as suas vivências”, explica em nota de imprensa.
Sobre o projecto com Álvaro Siza Vieira, o fotógrafo refere: “o convite que o Álvaro me fez para fotografar a casa tal como está agora, assumindo-a sem alterações, constitui além de um desafio ímpar uma oportunidade de exprimir quanto admiro a obra deste meu amigo.”.
As fotografias desta última visita resultaram num livro de Álvaro Siza Vieira e Luís Ferreira Alves intitulado “Álvaro Siza / Ferreira Alves – Casa Beires” editado em 2017, do qual Luís Ferreira Alves selecionou as imagens que serão expostas no Silo-Espaço Cultural.
Sobre este projecto e a Casa de Beires, Siza Vieira afirma que “Só o tempo – esse arquitecto que não tolera erros – e o sol, filtrado pelas cortinas de origem e pelas árvores e arbustos que invadem o jardim, transformam os espaços em contínua expansão e inscrevem desenhos em paredes, tectos e pisos: manchas de luz e sombra que se movem sem pressa”.
Na inauguração, o curador do Silo-Espaço Cultural, Nuno Malheiro Sarmento vai moderar a conversa com Luís Ferreira Alves e Siza Vieira. Sobre este projecto, o curador comenta que “o resultado deste trabalho de Luís Ferreira Alves é um conjunto de fotografias que reflectem sobre a transformação de um projecto arquitectónico, naquilo para que foi concebido, que é ser habitado, ou constituir um suporte e um abrigo de vivências e relações. Desta forma, o conhecimento e a leitura que o fotógrafo tem relativamente ao trabalho do arquitecto Siza Vieira, é impregnado pelo espanto de constatar: a marca que as pessoas deixam ao habitar um espaço; e o assombro diante da liberdade com que o tempo age, ao passar. Trata-se de um projecto absolutamente original na obra de Luís Ferreira Alves e uma oportunidade de ver a obra de Siza Vieira de uma perspectiva muito invulgar.”
Com entrada gratuita, a exposição de fotografia “Siza-Uma Casa Habitada” pode ser visitada até ao próximo dia 25 de Março.
As exposições no Silo-Espaço Cultural inserem-se na Política de Arte Pública da Sonae Sierra.