Retalho: 2018 é o ano da “reinvenção”
Colombo, Norte Shopping, Oeiras Parque e Glinicias Plaza são os espaços que vão expandir as suas áreas

Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Geberit lança placas de descarga ultrafinas
Sem novos projectos, ao nível dos centros comerciais, previstos para 2018 ou para os próximos anos, este será definitivamente o ano da “reinvenção” do retalho. O pipeline para este sector no que diz respeito à expansão ou renovação de espaços já existentes de cerca de 62 mil m2, de acordo com a Patrícia Barão, Head of Retail da JLL, aquando da apresentação do relatório Market 360º.
Tendo atingido o seu pico de maturação ao nível do desenvolvimento, embora ainda tenha surgido dois novos shoppings em 2017, o retalho em Portugal encontra-se a passar por diversas alterações, seja ao nível da expansão do seu espaço ou da renovação. Colombo, Norte Shopping, Oeiras Parque e Glincias Plaza são os espaços que vão expandir as suas áreas.
“A modernização e a reformulação dos food courts em centros com o CascaiShopping ou o Amoreiras Shopping Center ou a acomodação de conceitos pop-up como se verifica no Centro Colombo, são excelentes exemplos de um sector atento e de elevado profissionalismo”, salienta Patrícia Barão.
Para esta responsável houve também a necessidade de criar experiências novas associados aos centros comerciais, nomeadamente nos espaços de lazer que incorpora, não só pela necessidade de se reinventar, mas porque o crescente interesse das marcas pelas lojas de rua e o crescimento do comércio online assim o obriga.