IFRRU 2020: sessões de esclarecimento em diversas cidades do País
As intervenções apoiadas serão aquelas que englobem a reabilitação integral de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos; a reabilitação de espaços e unidades industriais abandonadas e intervenções em edifícios de habitação social
CONSTRUIR
Jamor: Aires Mateus assina projecto de renovação do Estádio Nacional
Engenheiros: Fernando de Almeida Santos recandidato a bastonário em lista única
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Com o objectivo de divulgar as oportunidades de financiamento do IFRRU (instrumento financeiro destinado a apoiar investimentos em reabilitação urbana) encontra-se a decorrer um roadshow, nas principais cidades do território nacional.
Sob o tema Cidades do Futuro – Revitalizar para reabilitar as nossas cidades as iniciativas de divulgação contam com 13 sessões. Bragança recebeu a primeira, no dia 9, e esta terça-feira decorrem mais duas: em Santarém e em Leiria.
As restantes sessões irão decorrer nos dias: 23 de Janeiro (Évora); 25 de Janeiro (Lisboa); 30 de Janeiro (Faro); 31 de Janeiro (Beja); 6 de Fevereiro (Vila Real); 15 de Fevereiro (Porto); 20 de Fevereiro (Braga), 27 de Fevereiro (Covilhã); 6 de Março (Viseu) e 13 de Março (Coimbra). Até ao momento não foram ainda anunciadas as datas para as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
Para potenciar o investimento, o IFRRU 2020 reúne diversas fontes de financiamento, quer fundos europeus do Portugal 2020, quer fundos provenientes de outras entidades como o Banco Europeu de Investimento e o Branco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, conjugando-os com fundos da banca comercial.
As intervenções apoiadas serão aquelas que englobem a reabilitação integral de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos (ou, no caso de idade inferior, que demonstrem um nível de conservação igual ou inferior a 2, nos termos do Decreto-Lei n.º 266-B/2012, de 31 de Dezembro); a reabilitação de espaços e unidades industriais abandonadas e intervenções em edifícios de habitação social que sejam alvo de reabilitação integral.
No mesmo pedido de financiamento, o IFRRU 2020 apoia medidas de eficiência energética complementares às intervenções de reabilitação urbana. Os edifícios reabilitados podem destinar-se a qualquer uso, nomeadamente habitação, actividades económicas e equipamentos de utilização colectiva.
Os edifícios a reabilitar têm de estar localizados numa área delimitada pelo Município: Área de Reabilitação Urbana (ARU)/Plano de Acção de Regeneração Urbana (PARU). Se a operação estiver inserida num edifício de habitação social: tem de estar localizada na área delimitada pelo Município no Plano de Acção Integrado para as Comunidades Desfavorecidas (PAICD).
Para mais informações poderá consultar a página online www.portaldahabitacao.pt/pt/portal/ reabilitacao/ifrru/index.html.