IFRRU 2020: sessões de esclarecimento em diversas cidades do País
As intervenções apoiadas serão aquelas que englobem a reabilitação integral de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos; a reabilitação de espaços e unidades industriais abandonadas e intervenções em edifícios de habitação social
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
Com o objectivo de divulgar as oportunidades de financiamento do IFRRU (instrumento financeiro destinado a apoiar investimentos em reabilitação urbana) encontra-se a decorrer um roadshow, nas principais cidades do território nacional.
Sob o tema Cidades do Futuro – Revitalizar para reabilitar as nossas cidades as iniciativas de divulgação contam com 13 sessões. Bragança recebeu a primeira, no dia 9, e esta terça-feira decorrem mais duas: em Santarém e em Leiria.
As restantes sessões irão decorrer nos dias: 23 de Janeiro (Évora); 25 de Janeiro (Lisboa); 30 de Janeiro (Faro); 31 de Janeiro (Beja); 6 de Fevereiro (Vila Real); 15 de Fevereiro (Porto); 20 de Fevereiro (Braga), 27 de Fevereiro (Covilhã); 6 de Março (Viseu) e 13 de Março (Coimbra). Até ao momento não foram ainda anunciadas as datas para as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
Para potenciar o investimento, o IFRRU 2020 reúne diversas fontes de financiamento, quer fundos europeus do Portugal 2020, quer fundos provenientes de outras entidades como o Banco Europeu de Investimento e o Branco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, conjugando-os com fundos da banca comercial.
As intervenções apoiadas serão aquelas que englobem a reabilitação integral de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos (ou, no caso de idade inferior, que demonstrem um nível de conservação igual ou inferior a 2, nos termos do Decreto-Lei n.º 266-B/2012, de 31 de Dezembro); a reabilitação de espaços e unidades industriais abandonadas e intervenções em edifícios de habitação social que sejam alvo de reabilitação integral.
No mesmo pedido de financiamento, o IFRRU 2020 apoia medidas de eficiência energética complementares às intervenções de reabilitação urbana. Os edifícios reabilitados podem destinar-se a qualquer uso, nomeadamente habitação, actividades económicas e equipamentos de utilização colectiva.
Os edifícios a reabilitar têm de estar localizados numa área delimitada pelo Município: Área de Reabilitação Urbana (ARU)/Plano de Acção de Regeneração Urbana (PARU). Se a operação estiver inserida num edifício de habitação social: tem de estar localizada na área delimitada pelo Município no Plano de Acção Integrado para as Comunidades Desfavorecidas (PAICD).
Para mais informações poderá consultar a página online www.portaldahabitacao.pt/pt/portal/ reabilitacao/ifrru/index.html.