CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Universidade de Coimbra vai receber, entre 14 e 16 de Fevereiro, o 3º Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis – CLBMCS 2018.
Organizado em conjunto com o ITeCons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, o objectivo do congresso passa por divulgar os avanços científicos e industriais no desenvolvimento e aplicação dos materiais de construção sustentável.
O primeiro congresso direccionado a esta temática ocorreu em 2014 na Universidade do Minho, a que se seguiu uma segunda edição na Universidade Federal da Paraíba, em 2016.
“Apesar de existir uma maior consciencialização sobre os impactos ambientais associados aos materiais de construção, há ainda um longo caminho a percorrer no que respeita à prioridade dada a materiais mais sustentáveis, quer seja por parte do cidadão comum ou por parte das entidades decisoras. Existem, ainda, grandes oportunidades para novos avanços e desenvolvimentos nesta área. É neste contexto que se prossegue com esta série de congressos dedicada aos materiais de construção sustentáveis”, de acordo com informação disponível no site do evento (https://www.clbmcs2018.uc.pt).
A redescoberta de materiais ancestrais e a adaptação dos mesmos à construção dos nossos dias, o desenvolvimento de materiais inovadores, a recuperação de subprodutos e a reciclagem são aspectos que merecem uma investigação aprofundada. Neste sentido, o congresso pretende reunir investigadores, indústria, estudantes, projectistas e todos quantos possam contribuir para um maior conhecimento e divulgação dos materiais de construção sustentáveis.