ADENE assina memorando de cooperação com Marrocos
O MoU visa o intercâmbio de conhecimentos sobre políticas, programas e sistemas de eficiência energética e hídrica em diversas áreas, em particular no sector dos edifícios públicos e privados, dos produtos de construção, da indústria e da mobilidade
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A ADENE – Agência para a Energia assinou com a sua congénere marroquina (a AMEE – Agence Marocaine de l’Efficacité Énergétique) um memorando de entendimento (MoU) que visa promover o intercâmbio de conhecimentos sobre políticas, programas e sistemas de eficiência energética e hídrica em diversas áreas, em particular no sector dos edifícios públicos e privados, dos produtos de construção, da indústria e da mobilidade.
O memorando prevê a colaboração da ADENE em programas de formação de formadores e de peritos qualificados, abarcando também a realização de projectos conjuntos de desenvolvimento e demonstração de inovação tecnológica, no contexto da transição energética, explica a ADENE em nota de imprensa.
“ADENE vai colaborar com a sua congénere marroquina AMEE em projectos e transferência de tecnologia em áreas em que Portugal é uma referência mundial, nomeadamente na certificação energética de edifícios” refere Miguel Sales Dias, administrador da ADENE.
No mesmo documento, a ADENE recorda que, na recente cimeira Luso-Marroquina, realizada em Rabat, “foi consolidado o acordo sobre um projecto de construção de um cabo para interconexão eléctrica, com 220 quilómetros, entre os dois países, devendo a construção arrancar no primeiro semestre de 2018”.
No plano técnico, continua a mesma fonte, “este cabo de interligação eléctrica permitirá a Portugal vender energia a Marrocos em alguns momentos de um determinado dia e, eventualmente, comprar em outras alturas desse mesmo dia, já que o transporte de energia far-se-á nos dois sentidos”.
De acordo com os estudos, que se encontram em fase de conclusão, o cabo deverá ligar a zona de Tavira, no Algarve, à cidade marroquina de Tânger.
Segundo a ADENE, para Portugal, este projecto de interconexão configura “mais um avanço relevante na estratégia de desenvolvimento das infra-estruturas de transporte de energia transfronteiriças, fundamentais para garantir a política de promoção das energias renováveis e de segurança de abastecimento do País”.