Ideias para a Praça de Espanha em consulta pública até 29 de Janeiro
A Câmara de Lisboa pretende abrir a segunda fase do concurso no final de Fevereiro e iniciar as obras no terreno em 2019
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
Até ao dia 29 de Janeiro, os lisboetas são convidados a dar a sua opinião sobre os nove finalistas ao concurso de ideias para o Parque Praça de Espanha. “9 Ideias – Parque Praça de Espanha” é o nome da exposição que dá a conhecer na Fundação Calouste Gulbenkian os projectos finalistas ao concurso promovido pela Câmara Municipal de Lisboa para aquela área estruturante da cidade.
Manuel Salgado, vereador do Urbanismo, inaugurou a mostra no passado dia 14 de Dezembro, agradecendo aos concorrentes, aos nove finalistas mas também aos que ficaram pelo caminho (no total foram apresentados 12 projetos).
Salgado referiu que “foi particularmente estimulante” o que viu nas apresentações levadas a cabo pelos autores das propostas finalistas, durante a conferência que antecedeu a inauguração e sublinhou que a composição do júri teve em conta a importância para aquela zona em áreas como a drenagem das águas e “da presença da água no contexto da cidade”, presente em todas as propostas.
Os projectos, da autoria de Machado + Braga Macedo Arquitectos, Sérgio Miguel da Silva Godinho, Ventura Trindade Arquitectos + Baldios Arquitectos Paisagistas, Pedro Machado Costa e Luís Ferreira Neto, Atelier do Beco da Bela Vista Arquitectura Paisagista, NPX Arquitectos Paisagistas Associados, Ceregeiro – Arquitectura Paisagista e Consultadoria Ambiental, José Adrião Arquitecto e TPF Planege Cenor Consultores de Engenharia e Gestão, estão disponíveis no Portal da Participação e entram agora num período de consulta pública que, diz Manuel Salgado, permitirá recolher críticas e sugestões de molde a provocar reflexão e a provocar a reformulação do programa, para que na segunda fase do concurso seja escolhida a proposta vencedora, “aquela que vai ser concretizada”.
Para Manuel Salgado, o calendário é “ambicioso”, uma vez que a Câmara de Lisboa pretende abrir a segunda fase do concurso no final de Fevereiro e iniciar as obras no terreno em 2019. Trata-se, explica, do segundo entre um conjunto de “parques urbanos” em perspectiva, o primeiro será o Parque Ribeirinho Oriental e a adjudicação da empreitada está prevista para a próxima reunião do executivo camarário.
De salientar que, para o Vale de Santo António será entretanto lançado concurso semelhante e Manuel Salgado convoca a experiência do programa “Uma Praça em cada Bairro” para fazer uma analogia com a importância do tema “Parques Urbanos” para a cidade de Lisboa. “Não nos queríamos ficar por estes três, penso que ainda há mais oportunidades na cidade”, revela.