Adélio Gaspar (UC), Francisco Nunes (UC), Carlos Morais (Sunenergy), Nelson Soares (ADAI) e José Costa (UC)
SunEnergy apoia investigação na área da eficiência dos painéis fotovoltaicos
Para a SunEnergy, “a inovação nesta área é, por isso, fundamental”
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Melhorar a eficiência dos painéis fotovoltaicos comerciais, tornando mais eficiente a conversão de energia solar em eléctrica, é o grande objectivo de uma parceria que a SunEnergy, empresa especializada em soluções de energias renováveis, estabeleceu com a Universidade de Coimbra e a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI).
Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, a SunEnergy explica que, no âmbito do projecto denominado “PCMs4Buildings – Sistemas com cavidades retangulares com materiais de mudança de fase para o aproveitamento de energia solar térmica em edifícios” (www.adai.pt/pcms4buildings), os investigadores avaliam se o uso de unidades de armazenamento de energia térmica amovíveis, preenchidas com materiais de mudança de fase, os chamados PCMs, podem reduzir a temperatura operativa dos painéis fotovoltaicos, melhorando a sua eficiência.
“Este tipo de solução pode melhorar a eficiência dos painéis fotovoltaicos e, logo, o desempenho energético dos edifícios, reduzindo a dependência em relação aos combustíveis fósseis e aproveitando as fontes de energia renováveis, neste caso, o sol, com benefícios para o ambiente e para a economia”, refere Carlos Morais, responsável da SunEnergy. “A inovação nesta área é, por isso, fundamental”, acrescenta, avançando que a SunEnergy patrocina a investigação e, ao mesmo tempo, participa na montagem de uma instalação experimental piloto, destinada a avaliar os resultados práticos da mesma.
Os trabalhos são desenvolvidos no âmbito do projeto “PCMs4Buildings” – Sistemas com cavidades retangulares com materiais de mudança de fase para o aproveitamento de energia solar térmica em edifícios (www.adai.pt/pcms4buildings), ref. POCI-01-0145-FEDER-016750 | PTDC/EMS-ENE/6079/2014, cofinanciado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização – COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.