FII nacionais com melhor performance dos últimos nove anos
Desde Dezembro de 2008 que os Fundos de Investimento Imobiliários nacionais não registavam valores tão elevados, tendo atingido no mês de Setembro de 2017 um retorno total anual de 3,6%
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Desde Dezembro de 2008 que os Fundos de Investimento Imobiliários nacionais não registavam valores tão elevados, tendo atingido no mês de Setembro de 2017 um retorno total anual de 3,6%.
De acordo com a Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP), esta melhoria registou-se também ao nível da rendibilidades anuais, tendo alcançado valores de -1,6% e 2,1% alcançadas em Setembro de 2016 e Junho de 2017, respectivamente.
Os fundos de investimento imobiliário fechados foram os que registaram um retorno mais elevado (6,3%) no mês de Setembro e as acções foram a classe de activos que deu um maior contributo, com um retorno total de 17,9%, enquanto as obrigações obtiveram um retorno no período de 13,4%.
O Fundimo, gerido pela Fundger foi o fundo de investimento imobiliário aberto que registou maior retorno neste período, com 4,3%, enquanto o Imovedras, também gerido pela Fundger, foi o fundo imobiliário fechado com maior retorno total, com 64,5%. Já nos fundos de investimento imobiliário de arrendamento habitacional (FIIAH), destacou-se o Solução Arrendamento, sob gestão da Norfin, com 2,1% de ganhos.
O Índice APFIPP / IPD de Fundos de Investimento Imobiliário Portugueses mede a performance anual dos fundos de investimento imobiliário, bruta de impostos e líquida de comissões de gestão. Integra 11 fundos abertos e 31 fundos fechados (incluindo cinco FIIAH), com um valor total de activos sob gestão de 5,4 mil milhões de euros no final do 3º trimestre de 2017.