FII nacionais com melhor performance dos últimos nove anos
Desde Dezembro de 2008 que os Fundos de Investimento Imobiliários nacionais não registavam valores tão elevados, tendo atingido no mês de Setembro de 2017 um retorno total anual de 3,6%

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Desde Dezembro de 2008 que os Fundos de Investimento Imobiliários nacionais não registavam valores tão elevados, tendo atingido no mês de Setembro de 2017 um retorno total anual de 3,6%.
De acordo com a Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP), esta melhoria registou-se também ao nível da rendibilidades anuais, tendo alcançado valores de -1,6% e 2,1% alcançadas em Setembro de 2016 e Junho de 2017, respectivamente.
Os fundos de investimento imobiliário fechados foram os que registaram um retorno mais elevado (6,3%) no mês de Setembro e as acções foram a classe de activos que deu um maior contributo, com um retorno total de 17,9%, enquanto as obrigações obtiveram um retorno no período de 13,4%.
O Fundimo, gerido pela Fundger foi o fundo de investimento imobiliário aberto que registou maior retorno neste período, com 4,3%, enquanto o Imovedras, também gerido pela Fundger, foi o fundo imobiliário fechado com maior retorno total, com 64,5%. Já nos fundos de investimento imobiliário de arrendamento habitacional (FIIAH), destacou-se o Solução Arrendamento, sob gestão da Norfin, com 2,1% de ganhos.
O Índice APFIPP / IPD de Fundos de Investimento Imobiliário Portugueses mede a performance anual dos fundos de investimento imobiliário, bruta de impostos e líquida de comissões de gestão. Integra 11 fundos abertos e 31 fundos fechados (incluindo cinco FIIAH), com um valor total de activos sob gestão de 5,4 mil milhões de euros no final do 3º trimestre de 2017.