Fidelidade requalifica antigo espaço industrial para escritórios
O edifício de escritórios na zona de Santos, propriedade da Fidelidade Property Europe, SA – marca que assegura a gestão dos investimentos imobiliários do Grupo Fidelidade, vai receber a sociedade de advogados Vieira de Almeida
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O edifício de escritórios na zona de Santos, propriedade da Fidelidade Property Europe, SA – marca que assegura a gestão dos investimentos imobiliários do Grupo Fidelidade, vai receber a sociedade de advogados Vieira de Almeida.
A intervenção conservou as fachadas originais do edificado, tendo ainda contemplado a reconstrução de diversos elementos arquitectónicos preexistentes. O espaço está dotado das mais inovadoras soluções tecnológicas e de eficiência energética e as opções na escolha dos materiais e equipamentos foram orientadas por critérios de sustentabilidade.
O projecto resulta da reabilitação de um complexo industrial em Santos, convertido num moderno edifício de escritórios, distinguindo-se pela valorização patrimonial e cultural do edifício, respeitando a sua história e memória, através da reinterpretação do espaço industrial legado a uma zona da cidade que está a despertar para uma nova vivência. O edifício, uma referência de estilo em edifícios do tipo industrial da primeira metade do século XX, mantinha a sua arquitectura original de grande interesse, embora em avançado estado de deterioração.
Procurou-se requalificar as instalações pré-existentes e compreender as várias especificidades da arquitectura do conjunto industrial, de modo a tirar proveito da sua conformação, linguagem e sistema construtivo, num projecto conjunto da PMC Arquitectos e OpenBook Arquitectura, em articulação com a sociedade de advogados Vieira de Almeida, que irá ocupar o edifício. O escritório ocupa na totalidade cerca de 8.330 m2 de área bruta acima do solo e 3.192 m2 de área bruta abaixo do solo.
O projecto agora anunciado está inserido num investimento que a Fidelidade Property Europe tem vindo a desenvolver nos últimos meses, ao nível da reconstrução e reabilitação de edifícios em zonas históricas da capital. Nos últimos 12 meses a promotora já investiu mais de 80 milhões de euros.