Fidelidade requalifica antigo espaço industrial para escritórios
O edifício de escritórios na zona de Santos, propriedade da Fidelidade Property Europe, SA – marca que assegura a gestão dos investimentos imobiliários do Grupo Fidelidade, vai receber a sociedade de advogados Vieira de Almeida

CONSTRUIR
Olhar para as “Oportunidades Portugal 2030 & Horizon Europe”
APDL adjudica implementação do Porto Seco da Guarda por 3,7M€
40 startups na Construmat “impulsionam” mudança para uma nova forma de construir
Governo prepara empréstimo de 1000M€ para obras em escolas
Greenvolt lidera seis instalações de energia renovável para a Logifrio
Novo ‘Condominhas Urban Living’ nasce entre a Foz do Douro e o centro histórico do Porto
Lisboa, Porto e Setúbal são os distritos com mais imóveis transaccionados pela Remax
Portugal consolida posição na captação de investimento imobiliário
“The Concave” é um exercício de adaptação [c/galeria de imagens]
Muitos chavões, poucas medidas. Programas eleitorais para todos os gostos
O edifício de escritórios na zona de Santos, propriedade da Fidelidade Property Europe, SA – marca que assegura a gestão dos investimentos imobiliários do Grupo Fidelidade, vai receber a sociedade de advogados Vieira de Almeida.
A intervenção conservou as fachadas originais do edificado, tendo ainda contemplado a reconstrução de diversos elementos arquitectónicos preexistentes. O espaço está dotado das mais inovadoras soluções tecnológicas e de eficiência energética e as opções na escolha dos materiais e equipamentos foram orientadas por critérios de sustentabilidade.
O projecto resulta da reabilitação de um complexo industrial em Santos, convertido num moderno edifício de escritórios, distinguindo-se pela valorização patrimonial e cultural do edifício, respeitando a sua história e memória, através da reinterpretação do espaço industrial legado a uma zona da cidade que está a despertar para uma nova vivência. O edifício, uma referência de estilo em edifícios do tipo industrial da primeira metade do século XX, mantinha a sua arquitectura original de grande interesse, embora em avançado estado de deterioração.
Procurou-se requalificar as instalações pré-existentes e compreender as várias especificidades da arquitectura do conjunto industrial, de modo a tirar proveito da sua conformação, linguagem e sistema construtivo, num projecto conjunto da PMC Arquitectos e OpenBook Arquitectura, em articulação com a sociedade de advogados Vieira de Almeida, que irá ocupar o edifício. O escritório ocupa na totalidade cerca de 8.330 m2 de área bruta acima do solo e 3.192 m2 de área bruta abaixo do solo.
O projecto agora anunciado está inserido num investimento que a Fidelidade Property Europe tem vindo a desenvolver nos últimos meses, ao nível da reconstrução e reabilitação de edifícios em zonas históricas da capital. Nos últimos 12 meses a promotora já investiu mais de 80 milhões de euros.